Cruzeiro do Sul, AC, 27 de novembro de 2024 11:45

Governador Gladson Cameli prestigia última Cantata de Natal no Palácio Rio Branco

Compartilhe

Por Fhaidy Acosta

Para prestigiar o coral da Escola de Música Acreana o governador Gladson Cameli esteve presente na noite desta sexta-feira, 22, em frente ao Palácio Rio Branco para assistir a última apresentação da Cantata de Natal, conduzida pelo Maestro Afonso Portela.

Governador destacou a importância do Natal e agradeceu ao apoio de todos na realização do projeto. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Natal é renascimento, é o momento de renovar as esperanças e procurar sermos pessoas melhores. E eu só tenho a agradecer a nossa equipe, homens e mulheres que se dedicaram para que a gente pudesse proporcionar essa grande noite que celebra o Natal para as pessoas. E nós vamos ter o melhor natal dos últimos tempos e um ano de 2024 abençoado”, ressaltou o governador Gladson Cameli.

Centenas de famílias se reuniram para prestigiar a última cantata de Natal no Palácio Rio Branco em 2023. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A moradora do Bairro Vila Ivonete, Paula Oliveira, conta que veio com toda a família ver as luzes de Natal. “Viemos passear aqui na cidade, ver as luzes e nos deparamos com a cantata e resolvemos ficar. A decoração está muito linda, acho que o governo investiu muito bem, está muito bacana e bom para trazer as famílias”, destacou.

Paula Oliveira se reuniu com sua família para assistir a cantata de natal. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Cantata de Natal

O Maestro Afonso Portela, coordenador geral da Escola de Música do Acre, explica que os ensaios para a cantata iniciam no mês de agosto, com seleção de alunos por meio de audições.

Afonso destacou o papel social que o projeto da Escola de Música Acreana desenvolve. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Abrimos ingresso para a comunidade que queira participar, temos projetos de extensão como coletivo de cotas em parceria com a Universidade Federal do Acre e após a seleção de todos os componentes iniciamos os ensaios segmentados”.

O maestro conta que após o período de pandemia a cantata retornou apenas no ano de 2022, em frente ao Palácio Rio Branco. “Este ano a primeira cantata ocorreu no dia primeiro de dezembro, e já se tornou uma tradição. A apresentação de hoje faz parte das ações de encerramento das atividades natalinas aqui no Palácio”, pontua.

O coordenador explica que este é um projeto do governo do Acre, coordenado pela Escola de Música, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Cultura (SEE) e a Fundação de Cultura Elias  (FEM), sendo uma bela oportunidade de mostrar o trabalho da escola para a sociedade acreana. O projeto tem a participação de crianças a partir dos 8 anos, adolescentes, jovens e adultos.

Coral é composto por crianças, jovens e adultos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Sou muito grato em poder realizar um projeto como esse, com crianças muitas vezes carentes, que tem a oportunidade de conhecer esse lado musical e a oportunidade de poder se tornar um grande profissional da música. E tudo isso é graças ao investimento que o governo do Estado do Acre vem fazendo na cultura por meio da Secretaria de Educação”, finaliza o coordenador.

Sobre o Natal

“Muita gente acha que é só ganhar presente, mas o real sentindo do Natal é o nascimento de Jesus, nesse dia especial nasceu nosso Salvador, e temos que aproveitar pois é só uma vez no ano”, destacou o morador do bairro conquista, Samir Macedo, que também participa do coral de Música.

Samir foi um dos jovens que participou do projeto. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Para o pequeno Samir, 9 anos, este é um momento muito especial, há cerca de um ano ele participa dos ensaios do coral para a apresentação natalina.

“Eu participo desde a cantata anterior, pois eu gosto muito de cantar. Minha família me incentivam bastante, meu avô toca violão, meu primo guitarra, então já é normal na minha família tocar e cantar e essa relação com a música”, contou Samir.

Projeto ocorre em parceria com a SEE e FEM. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Estiveram presentes o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Minoru Kinpara e o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho.