Por Eliel Mesquita
Cruzeiro do Sul, conhecida como a capital nacional da farinha de mandioca, a terra dos Náuas e a princesinha do Juruá, está em festa neste sábado, 28. Seus quase cem mil habitantes celebram 120 anos de uma história marcada por lutas, conquistas e busca por prosperidade. O governador Gladson Cameli prestigiou a festa realizada na Praça Orleir Cameli, região central do município.
Ao lado de políticos e autoridades locais, o chefe do Executivo discursou para as milhares de pessoas presentes ao evento, que se iniciou com desfile cívico-militar. “São 120 anos de força, de coragem e de uma história que honra não somente nossos antepassados, mas também as gerações do presente e do futuro”, destacou.
Gladson Cameli agradeceu a sua terra natal pelas oportunidades concedidas no cenário político, entre elas, a de gerir o Acre durante dois mandatos. “Eu só tenho gratidão a Deus, à minha família e ao povo da terra onde nasci por ter me confiado a missão de governar o nosso Estado por dois mandatos, e ainda representá-los como deputado federal e senador da república”, proferiu.
O governante acreano enfatizou, ainda, a importância do trabalho de homens e mulheres que, por meio do suor derramado no solo cruzeirense, colaboraram com a construção de uma localidade que caminha a passos largos rumo ao progresso. Segundo o gestor, a união de esforços é a chave para seguir desenvolvendo a segunda maior cidade dos acreanos.
“Aqui, diante dessa festa linda, faço uma reflexão sobre a importância da união para fazer de Cruzeiro do Sul, coração da economia do Juruá, um lugar cada vez mais próspero de se viver. Quero parabenizar a união de esforços entre o governo do Estado, a Prefeitura, a Assembleia Legislativa, os nossos deputados federais e os nossos senadores, uma aliança que tanto tem trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade. Fazer Cruzeiro do Sul crescer é transformar o Acre num estado de oportunidades e mais digno à população”, declarou Cameli.
“É um momento especial para todos nós. O dia 28 de setembro é muito significativo, um símbolo de civismo e de patriotismo de cada cruzeirense. É quando expressamos o que somos para o Acre, Brasil e o mundo. Não tenho dúvidas de que teremos um futuro ainda mais pujante para o nosso município, sobretudo, com o crescimento do agronegócio, com a vinda do linhão para cá, com a consolidação e reestruturação da BR-364, a futura ligação comercial da região com o Peru, por exemplo. São grandes as nossas expectativas”, ratificou o vice-prefeito Henrique Afonso.
Festa que aquece a economia
A festa do aniversário de Cruzeiro do Sul, realizada pela Prefeitura Municipal, tem o governo do Estado como parceiro. Além do desfile cívico-militar, a festividade conta com a Feira do Empreendedor, uma oportunidade para a geração de renda e riqueza, que aquece a economia local.
Ao todo, 50 empreendedores atuarão com vendas de bebidas e comidas típicas, faturando um dinheirinho extra, que ajuda no orçamento de casa e na realização de projetos familiares.
“Todos os anos em que fazem a Feira do Empreendedor, eu e minha família participamos. É um dinheirinho que ajuda em casa e a realizar sonhos, como foi o caso da minha irmã, que comprou um carro novinho. Estou com boas expectativas de vender bastante hoje”, disse a empreendedora Eliete Nascimento Monteiro, que comercializa comidas típicas, como carnes na chapa e de sol.
O artesanato se tornou solução para os problemas financeiros da família de Nilma Nascimento dos Santos. A empreendedora celebra mais uma oportunidade de comercializar seus produtos, feitos à base de matéria-prima como sementes e fibras, na Feira do Empreendedor. “O Artesanato se tornou a principal fonte de renda e de sustento da minha família. Hoje, estou aqui aproveitando o momento, com a meta de vender bastante, porque temos que aproveitar as oportunidades”, reforça.