Por Fhaidy Acosta
Em continuidade à programação do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o governador Gladson Cameli se reuniu nesta sexta-feira, 12, com os governadores e presidentes dos tribunais de Justiça dos estados da Região Norte, no Encontro dos Tribunais de Justiça da Amazônia, em Rio Branco.
O evento, que tem como anfitriã a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, tem por tema “O Poder Judiciário na Amazônia: diálogos e cooperação para o bem-servir.”
“Os estados que compõem a Amazônia têm dificuldades, com desafios bastante peculiares, e somente se dermos as mãos, o Poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário, é que vamos conseguir plantar as sementes para o desenvolvimento sustentável e a pacificação social da região”, destacou Regina Ferrari.
Durante o encontro, foram expostas aos governadores algumas manifestações dos presidentes dos TJs, com o objetivo de promover parcerias que colaborem para o desenvolvimento da região. Ao fim da reunião, será apresentada a carta de intenções resultante do diálogo entre as partes.
“Estamos trabalhando parcerias em todos os estados da Amazônia e esta reunião foi extremamente importante para consolidar a permanente cooperação entre os poderes e a governança estadual”, destacou o governador Gladson Cameli.
Participaram do encontro o a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Nazaré Gouveia; a representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Antônia Siqueira; a representante do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Mirza Telma Cunha; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente; e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Mário Mazurek.
Entre os convidados internacionais, estavam o presidente da Corte Superior de Justiça de Madre de Dios (Peru), juiz superior Adolfo Cayra; e o presidente do Tribunal Departamental de Justiça de Pando (Bolívia), juiz superior Jorge Sotelo.