Por Carlos Alexandre
O Govcast, podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 14, exaltou o desempenho e a participação do Estado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), com a participação do presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho.
Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, uma comitiva liderada pelo governador Gladson Cameli esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, tratando de políticas ambientais e indígenas no maior evento global de discussões sobre clima, reunindo 190 países para levantar possíveis soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta.
Na conferência mundial, o governo do Acre buscou pontuar a reputação do estado em busca do protagonismo acreano e exaltando as políticas já executadas. “Conseguimos progredir com a força de um governador parceiro, centrado e com visão de futuro, o qual nos dá liberdade para trabalhar, buscando o melhor para a nossa região. Queremos destacar o nome do Acre, mostrando o nosso potencial, com um posicionamento estratégico, prezando pelo progresso”, sintetiza Carvalho.
A conferência deste ano se destacou por reunir quase 200 países comprometidos em realizar a transição energética para redução do uso dos combustíveis fósseis, além de triplicar a capacidade de energia renovável a nível mundial até 2030. Durante a COP28 também foi estabelecida a criação de um fundo de 420 milhões de dólares para apoiar países afetados pelo aquecimento global.
Outro destaque importante conquistado pelo Acre é ter se tornado uma referência mundial com relação às práticas ambientais, como a redução em 71% de desmatamentos e em 41% nos focos de queimadas, em relação ao ano anterior. “Com esses dados, o Acre participou com orgulho de seis painéis, mostrando o comprometimento frente à preservação das florestas”, diz o presidente.
O programa, de conteúdo informativo sobre as ações e serviços do governo do Acre, foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, apresentado pelos jornalistas Elenilson Oliveira e Diego Gurgel, com transmissão no Youtube, redes sociais do governo e nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.
Fonte agencia.ac.gov.br