Por Miguel França
A Transformação do Empretec Sebrae em um jogo. A visão do desenvolvedor. Esse será o tema da terceira live do projeto Gamecon GovTech, realizada pelo Instituto Gamecon com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Fundação de Tecnologia (Funtac). A palestra online é gratuita e será realizada na manhã desta terça-feira, 21, a partir das 9h (horário do Acre) e terá como convidado Ramires Lima Barreto, que tem mais de duas décadas de atuação profissional na área de tecnologia da informação e comunicação.
O Empretec é um programa de formação profissional criado e mantido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos países e aplicado no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Sua gamificação partiu das necessidades criadas pela pandemia e foi solicitada pela ONU e pelo Sebrae, já alcançando resultados de impacto.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do Sympla: https://bitlybr.com/bTL; ou pelo site do GovTech: www.gamecongovtech.com.br.
Sobre o GovTech
O GovTech é um programa de aceleração que se utiliza do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído pela Lei nº 13.243/2016 e regulamentado pelo Decreto nº 9.283/2018, para introduzir instituições públicas e privadas no uso da inovação aberta e da aplicação de jogos em políticas públicas. A proposta é resolver, por meio da criação de jogos, problemas da administração pública do Estado do Acre.
Servidores de órgãos públicos do Estado e dos municípios estão aptos a participar do GovTech. Para isso, devem identificar o problema, que poderá ser resolvido por meio da criação de jogos e formar sua equipe, de no mínimo três pessoas.
No site da plataforma GovTech, www.gamecongovtech.com.br, é disponibilizada uma sessão de tira-dúvidas e um link de acesso para contato por meio do WhatsApp, no número (68) 9 9229-7334, para que os interessados em participar possam encaminhar suas dúvidas acerca do projeto.
Serão escolhidas 15 equipes para participar do Laboratório de Caracterização de Demandas Tecnológicas, ministrado pelas equipes técnicas do Instituto Sapien e do Instituto Gamecon. Nele, serão capacitados agentes públicos para criação e caracterização de demandas para inovação tecnológica, segundo o Marco Legal da Inovação e para aplicação de jogos em políticas e serviços públicos.
Sobre o palestrante
Ramires Lima Barreto tem se dedicado há mais de 15 anos ao desenvolvimento de aplicativos, jogos e sistemas web. Entre clientes atendidos pelo profissional estão: Banco Mundial, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sebrae e governo federal, entre outros. O profissional irá conversar com os participantes do projeto sobre suas experiências de solução de problemas da administração pública por meio de jogos.
Fonte agencia.ac.gov.br