Por Aline Querolaine
A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) apresenta, em seu estande na Expoacre Juruá, a produção de soluções tecnológicas que priorizam o uso sustentável de recursos naturais locais.
“Nosso principal objetivo junto às cooperativas é proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população e principalmente incentivar a sustentabilidade ambiental”, destacou a presidente da pasta, Iuçara Souza.
A Funtac conta com uma estrutura laboratorial e um corpo técnico que desenvolve inovações e soluções tecnológicas, destacando o manejo florestal de uso múltiplo em produtos madeireiros e não madeireiros.
Joicelene Ramos, associada da cooperativa Amuralha que fabrica sabonetes naturais, destacou: “O apoio do governo é fundamental para a geração de emprego e renda, por meio do nosso trabalho,” afirmou.
As cooperativas de sabonetes naturais trabalham na promoção da sustentabilidade e no fortalecimento das economias locais. Elas incentivam a produção artesanal, utilizando ingredientes naturais e sustentáveis, o que reduz o impacto ambiental comparado aos produtos industrializados. Ao valorizar a produção local e sustentável, as cooperativas de sabonetes naturais contribuem para a conservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.