Por: Danna Anute
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (Scih), realizou neste domingo, 10, uma capacitação sobre ações de prevenção e controle de infeções destinada a servidores da unidade.
Os profissionais sanaram dúvidas sobre as práticas de higienização, o que inclui protocolos sanitários acerca do uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, máscaras, luvas, botas e outros itens. Além disso, o treinamento abordou a classificação das áreas hospitalares, que podem ser críticas ou não críticas. A identificação dessas características facilita o reconhecimento de lugares mais propensos a riscos ocupacionais.
Além desses cuidados, a capacitação também destacou fatores que favorecem a contaminação no ambiente hospitalar, relacionados ao contato com as superfícies contaminadas ou sujas e a ausência da utilização de técnicas básicas de higienização.
“Os trabalhadores e colaboradores da saúde devem estar conscientes da importância do controle das infecções hospitalares. Por isso, as atualizações são eficazes para a prevenção de agentes infecciosos nesse ambiente”, afirmou a sanitarista e técnica de enfermagem da Fundhacre, Ana Silva Sena, que ministrou a palestra.
Fonte agencia.ac.gov.br