Por Juliana Queiroz
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na gerência de ensino do complexo hospitalar um treinamento sobre feridas e ostomias.
O evento ocorreu nos dias 11, 12, com encerramento nesta quarta-feira, 13. O público-alvo compreendeu os técnicos e enfermeiros que atuam na assistência ao paciente no hospital. Os temas estiveram voltados para avaliação e tratamento das feridas, coberturas, nutrição no tratamento das feridas, manuseio e cuidados do pós-operatório imediato para ostomias.
“O treinamento é de grande importância para nossa equipe por abordar um tema de relevância na prática assistencial, que é promover a segurança dos pacientes”, destaca Vanessa Lima, chefe do Núcleo de Segurança do Paciente.
O objetivo do evento foi potencializar a importância do dia Mundial da Segurança do Paciente, que acontece em todo o mundo no dia 17 de setembro. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a iniciativa conta com apoio da Anvisa (Anvisa), que vem reforçando a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
“Achei o evento produtivo, muito satisfatório. Eu gostei muito. Pelo fato de eu gostar muito dessa área das feridas e também pela necessidade que sinto na assistência de atender bem meus pacientes. Gosto de ver a boa evolução dos pacientes, como por exemplo os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, ressalta a enfermeira Angélica Teixeira.