Por Juliana Queiroz
A limpeza hospitalar é uma das medidas eficazes de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. Por isso, a limpeza profissional é essencial para garantir a eliminação de agentes patogênicos e a prevenção de doenças hospitalares.
Dessa forma, foi que a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Controle de infecção Hospitalar (SCIH) e Gerenciamento de Resíduos Sólido e Líquido, realizou neste final de semana, 16 e 17, um treinamento sobre técnicas de higienização hospitalar para a equipe de limpeza da unidade.
“O momento teve como objetivo oferecer uma abordagem sistematizada do processo de limpeza aplicado a toda área hospitalar, com propósito de minimizar os riscos de infecção hospitalar, proporcionando assim maior segurança e conforto aos pacientes, acompanhantes, funcionários e visitantes”, disse a chefe do Gerenciamento de Resíduos, Ana Cristina Sena.
A capacitação foi encerrada neste domingo, 17, e contou com a participação de 220 colaboradores responsáveis pela higiene e limpeza do ambiente hospitalar. As temáticas estiveram voltadas para higienização em serviço de saúde; sistematização dos processos de limpeza; técnicas de higienização das mãos; fatores que favorecem a contaminação; importância dos cuidados com os resíduos gerados pelos serviços de saúde; entre outros.
“Esse evento foi de grande importância para nós que atuamos no serviço de limpeza, pois passamos a aprimorar nossas técnicas, para deixar o ambiente limpo e higienizado para que não corra risco de infecções, tanto para o paciente como para os funcionários da instituição”, disse a funcionária Eliana Lima da Silva que atua na limpeza do hospital há três anos.