Por Juliana Queiroz
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na quarta-feira, 3, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada na Baixada da Sobral, uma capacitação voltada para a equipe multiprofissional que compõe a assistência da UPA.
O tema da palestra teve como foco o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e acidentes com materiais de perfurocortantes. “Nosso intuito por meio do treinamento foi capacitar a equipe sobre a importância da separação do resíduo de maneira correta, para que, assim, ocorra a redução de acidentes com materiais perfurocortantes”, salienta a palestrante, sanitarista Ana Cristina Silva, que atua na Gerência de Resíduos da Fundhacre.
Estiveram participando da capacitação vinte e dois profissionais, dentre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, dentistas, profissionais da limpeza, membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da vigilância.
“Nós sabemos da importância de abordar essa temática dentro de uma Unidade de Saúde, visto que o correto gerenciamento de resíduos impacta diretamente na sua redução, na destinação segura e proteção dos profissionais que realizam o seu manejo e também a preservação do meio ambiente”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA Franco Silva, Jéssica Lourrane Coelho da Silva.
Resíduos são materiais sólidos ou líquidos (lixo) gerados pela atividade humana, que, por serem considerados sem utilidade, devem ser descartados ou eliminados e que sempre apresentam algum grau de risco para a saúde.
“Uma forma de manejar adequadamente esses resíduos é por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, contribuindo para a redução dos riscos que alguns materiais acarretam e garantindo o descarte de forma ecologicamente correta e econômica”, reforça o engenheiro florestal Josué Lima.
O processo de gerenciamento permite que as instituições façam um manejo adequado dos resíduos, reduzindo os riscos e facilitando a reciclagem, tratamento, armazenamento, transporte e disposição final dos resíduos sólidos.
Fonte agencia.ac.gov.br