O governador Tião Viana participou, no sábado, 23, da inauguração do frigorifico de carne 3 Irmãos, localizado no Km 05 da estrada do Guajará, em Cruzeiro do Sul. Considerado o mais moderno em uso de tecnologia na região do Juruá, a unidade é fruto de parceria público-privado-comunitária, e vai gerar até 70 empregos diretos. Os investimentos somam R$ 7,5 milhões.
O evento contou com a presença do deputado federal César Messias, dos deputados estaduais Jonas Lima, Josa da Farmácia e Nicolau Júnior, e do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Mamed Dankar.
O empresário Manoel Paiva dos Santos, conhecido por Nascimento, apresentou toda a unidade do frigorífico, que deve abater até 300 animais por dia, e conta, inclusive, com uma graxaria para a produção diária de até 2,8 mil quilos de farinha de osso e carne, para aproveitamento de ração que pode ser usada no fomento de outras cadeias produtivas, como a piscicultura, por exemplo.
“Aqui, ele está aproveitando tudo do abate do gabo e subprodutos transformando em ração, integrando com as indústrias de piscicultura. Então, isso é sinônimo de perseverança, de luta, de união do povo do Juruá, em dar mais esse passo a favor da industrialização”, destacou o governador, que estregou, nas mãos do empresário, o alvará de funcionamento do frigorífico.
O diretor-presidente do Idaf falou do apoio que a estrutura recebeu do governo, por meio do Órgão. “Estivemos aqui desde a constituição da planta até a inauguração. Ajudamos, tanto nas questões sanitárias, quanto no abate também”, disse Dankar.
Vencendo desafios
Nascimento é considerado um grande batalhador e vencedor de obstáculos. Ex-funcionário da fazenda do ex-governador Orleir Cameli, ele lembra como venceu a dura jornada até concretizar este que sempre foi seu almejado sonho, e agradeceu todo o apoio que recebeu do governo.
“Obrigado ao governo que acredita na gente e nos deu um apoio grandioso para a realização desse sonho”, agradeceu o empresário.
A viúva do ex-governador do Acre, Beatriz Cameli, também compareceu ao evento de inauguração e falou do quão orgulhosa se sente em poder ver Nascimento instaurando uma estrutura desse porte na região.
“Se o Orleir estivesse vivo, com certeza, estaria muito orgulhoso em vê-lo se tornando esse grande empresário que trará enormes benefícios para a região do Juruá”, afirmou Beatriz.