Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 06:38

Frente parlamentar mista vai acompanhar obras de rodovia transoceânica

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Uma Frente Parlamentar Mista Brasil-Peru-China Pró Ferrovia Bioceânica, composta por senadores e deputados federais do Acre, Rondônia e Mato Grosso, vai acompanhar as ações para a construção da ferrovia que ligará o Atlântico ao Pacífico passando pelo Acre. A comissão foi criada esta semana e já teve reunião na manhã desta quinta-feira, 20, com representantes do governo chinês, que vai financiar a obra da rodovia.

O Acre está sendo representado nessa frente através do senador Jorge Viana (PT) e do deputado César Messias (PSB). De acordo com este último, o objetivo é defender os interesses dos estados beneficiados pela ferrovia, garantindo que a obra seja executada no mais curto espaço de tempo.

“Somos nós, do Acre, de Rondônia e de Mato Grosso quem mais tem interesse que essa obra seja realizada. Por isso vamos acompanhar esse projeto para evitar entraves que possam atrasar sua construção”, disse César Messias.

Durante a reunião desta quinta-feira, os parlamentares conheceram os membros da equipe chinesa que estará atuando na execução do projeto e souberam como ele está sendo organizado e executado.

“São informações básicas que vão subsidiar nosso trabalho como parlamentares e representantes dos estados envolvidos”, explicou Messias.

A ferrovia bioceânica, também conhecida como transcontinental, é uma obra estimada em R$ 30 bilhões. Ela deve iniciar no litoral norte do Rio de Janeiro ligando-se à malha ferroviária do Peru, passando pelas cidades de Uruaçu (GO), Vilhena (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boqueirão da Esperança (Fronteira Brasil-Peru). A extensão total é estimada em 4.400 quilômetros.