Paris Saint-Germain bombou e inflacionou o mercado de transferências do futebol ao contratar Neymar, que virou de forma disparada o jogador mais caro da história: 222 milhões de euros (o equivalente a R$ 839 milhões, na cotação atual), mais do que o dobro em relação ao até então mais caro, Paul Pogba, que trocou a Juventus pelo Manchester United há um ano por 105 milhões de euros (R$ 396 milhões). Os valores surreais chamaram atenção e levantaram o questionamento: vale pagar toda essa grana em Neymar? Vai além: vale gastar tudo isso em um jogador?
O craque brasileiro deixou seu recado logo na estreia. O gol e a assistência foram os destaques de uma grande atuação, que foi fundamental para o PSG derrotar o Guingamp fora de casa por 3 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Francês. É claro que é cedo para fazer qualquer análise mais profunda, mas dá para afirmar uma coisa: Neymar deu início a uma nova era no clube de Paris. O aporte que ele deu ao time no primeiro jogo ficou evidente e gera enorme expectativa para a temporada. Ele já é a peça-chave da engrenagem.
Imagine a contratação de Neymar da seguinte forma: uma significativa quantia em dinheiro – dentro da realidade do PSG, vale lembrar – que você aplica em um fundo de investimento. Quanto mais alto o valor, mais ele rende em termos de quantidade. E com o camisa 10 o rendimento é altíssimo. Não só dentro de campo, como também fora dele.
Não podemos esquecer que Neymar é uma das principais figuras publicitárias do esporte atualmente, fenômeno de marketing e que instantaneamente se tornou febre na França, capaz até de receber as boas-vindas da Torre Eiffel. Só se fala nele. Todas as câmeras estão apontadas para ele.
Em suas lojas, o PSG também sentiu o gosto do que vem pela frente. No primeiro dia de Neymar, os fãs esgotaram as 10 mil camisas do astro que foram colocadas à venda nas duas tendas oficiais do clube – uma ao lado do estádio Parc des Princes, a outra na famosa Avenida Champs-Élysées. E tudo isso em um curto espaço de apenas seis horas. Novas remessas foram disponibilizadas e continuam sendo sucesso de vendas. Ele está elevando a marca Paris Saint-Germain a outro nível.
Por Ivan Raupp, Guingamp, França
Fonte globoesporte.globo.com