Por Gledisson Albano
Nove alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Cruzeiro do Sul, que fica na comunidade Boto, zona rural de Tarauacá, celebraram no último sábado (20) a conclusão de uma etapa importante de suas vidas: a formatura de colação de grau do 3º ano do ensino médio. Eles compartilharam suas histórias de luta e superação, que inspiram e emocionam quem as conhece.
Uma dessas histórias é a de Paula Santos Ramos, de 18 anos, que foi a primeira da sua família a se formar no ensino médio. Ela contou que morava em uma colônia, longe da estrada, e que seus pais faziam de tudo para levá-la e buscá-la na escola. Ela dedicou a sua formatura aos seus pais e disse que quer continuar os estudos e se tornar uma advogada.
Paula conta que enfrentou muitas dificuldades para chegar até a escola. “Eu caminhava horas a pé, na lama, debaixo de chuva, com a roupa dentro de um saco. Mas não desisti dos seus sonhos e consegui concluir o ensino médio com a ajuda dos professores, da equipe gestora, da comunidade e em especial da minha família”.
A formatura foi um momento de muita alegria para os alunos, pais, familiares e moradores da comunidade Boto, que se reuniram na igrejinha local para comemorar. Um morador chegou a doar um boi para que a festa fosse completa. A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Educação, Vagno Muniz, coordenador de zoneamento da equipe de gestão da Representação da Secretaria de Estado de Educação, e Suelber Cláudia Muniz, assessora pedagógica que levaram uma palavra de incentivo aos formandos.
“Nós sabemos que o governo fez vários investimentos para melhorar a educação na zona rural e valorizar a comunidade escolar, e isso vem dando certo. E agora quero incentivar os formandos a seguirem seus sonhos e a se tornarem bons profissionais, dando exemplos de pessoas que superaram as dificuldades e se destacaram em suas áreas”, disse Vagno.
O diretor da escola, Clayson Antão, falou da importância da atividade para a vida dos estudantes e de toda a comunidade. “Os formandos são exemplos de vitória, e eu espero que eles sigam a carreira e entrem na universidade. Mas não podemos deixar de elogiar também todo o trabalho da equipe gestora e dos professores, que orientaram e apoiaram os alunos durante todo o processo”, concluiu o diretor.