Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 17:41

Formandos do ensino médio da Escola Cruzeiro do Sul celebram suas histórias de lutas e conquistas durante formatura.

Compartilhe

Por Gledisson Albano

Nove alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Cruzeiro do Sul, que fica na comunidade Boto, zona rural de Tarauacá, celebraram no último sábado (20) a conclusão de uma etapa importante de suas vidas: a formatura de colação de grau do 3º ano do ensino médio. Eles compartilharam suas histórias de luta e superação, que inspiram e emocionam quem as conhece.

Uma dessas histórias é a de Paula Santos Ramos, de 18 anos, que foi a primeira da sua família a se formar no ensino médio. Ela contou que morava em uma colônia, longe da estrada, e que seus pais faziam de tudo para levá-la e buscá-la na escola. Ela dedicou a sua formatura aos seus pais e disse que quer continuar os estudos e se tornar uma advogada.

Paula conta que enfrentou muitas dificuldades para chegar até a escola. “Eu caminhava horas a pé, na lama, debaixo de chuva, com a roupa dentro de um saco. Mas não desisti dos seus sonhos e consegui concluir o ensino médio com a ajuda dos professores, da equipe gestora, da comunidade e em especial da minha família”.

A formatura foi um momento de muita alegria para os alunos, pais, familiares e moradores da comunidade Boto, que se reuniram na igrejinha local para comemorar. Um morador chegou a doar um boi para que a festa fosse completa. A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Educação, Vagno Muniz, coordenador de zoneamento da equipe de gestão da Representação da Secretaria de Estado de Educação, e Suelber Cláudia Muniz, assessora pedagógica que levaram uma palavra de incentivo aos formandos.

“Nós sabemos que o governo fez vários investimentos para melhorar a educação na zona rural e valorizar a comunidade escolar, e isso vem dando certo. E agora quero incentivar os formandos a seguirem seus sonhos e a se tornarem bons profissionais, dando exemplos de pessoas que superaram as dificuldades e se destacaram em suas áreas”, disse Vagno.

O diretor da escola, Clayson Antão, falou da importância da atividade para a vida dos estudantes e de toda a comunidade. “Os formandos são exemplos de vitória, e eu espero que eles sigam a carreira e entrem na universidade. Mas não podemos deixar de elogiar também todo o trabalho da equipe gestora e dos professores, que orientaram e apoiaram os alunos durante todo o processo”, concluiu o diretor.