Por Assessoria de Comunicação
Estudantes do curso de biologia do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre – UFAC, estão aproveitando a Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul, para colher dados para disciplina de férias chamada Etnobiologia, que visa explorar os conhecimentos tradicionais em conjunto com os acadêmicos. A disciplina, oferecida como optativa, envolve o estudo dos saberes populares, buscando integrar diversas perspectivas sobre a biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, e aspectos culturais. Os alunos estão realizando uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada. A disciplina é ministrada pela professora Nicoll Escobar,
“ Essa disciplina envolve o estudo dos conhecimentos tradicionais. O que a gente pode chamar também de saberes tradicionais. A ideia da disciplina é juntar conhecimentos acadêmicos com conhecimentos tradicionais, conhecimentos populares. A gente está fazendo uma experiência etnográfica, que basicamente descreve tudo o que a gente está vendo, de diversidade vegetal, animal, cultural. Os alunos estão fazendo esse exercício aqui hoje. A etnobiologia é uma disciplina que estuda a interação entre as culturas humanas e os conhecimentos tradicionais com a biodiversidade. Ela busca compreender como diferentes grupos étnicos percebem, classificam e utilizam os recursos naturais ao seu redor, incluindo plantas, animais e ecossistemas. Essa área de estudo explora tanto os aspectos biológicos quanto os aspectos socioculturais relacionados ao conhecimento ecológico tradiciona”, relata.
Com diferentes espécies de pescado, a 4° Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul reúne saberes que vão desde técnicas de produção de piscicultura, à pesca propriamente dita, confecção e reparos de redes, muitas vezes executados pelas mulheres ribeirinhas, além dos saberes culinários que envolvem transformar o pescado em deliciosos pratos regionais.
A Feira prossegue até sábado,30, e é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento em parceria com as associações de produtores, pescadores e vendedores de peixe.