Em alusão ao Mês da Juventude e com o objetivo de esclarecer dúvidas e expandir o conhecimento dos adolescentes sobre o meio acadêmico e profissional, o governo do Estado por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e Secretaria de Educação em parceria com a Uninorte e outras instituições de Rio Branco, realizaram na quinta-feira, 18, no colégio Barão do Rio Branco, a Feira das Profissões.
O evento contou com apresentações culturais, workshop, entrevistas, dinâmica de grupo, orientação vocacional, palestra sobre empreendedorismo e stands com apresentação de cada área e sua atuação no mercado de trabalho. A feira reuniu estudantes do 2° e 3° ano das escolas Barão do Rio Branco, Lourival Pinho e Campos Pereira.
De acordo com o assessor especial da Juventude, Weverton Matias, a Uninorte foi essencial para a realização da feira. “A Feira das Profissões é uma ação do Mês da Juventude. E quando surgiu a ideia de proporcionar aos estudantes um momento de contato e interação na realidade dos cursos, de imediato a Uninorte se dispôs como parceira e nos ajudou na construção do projeto. A Feira das Profissões é uma iniciativa do governo do Estado, mas sem a parceria da Uninorte ela não seria possível”, afirma Matias.
Para muitos jovens, ingressar em um curso superior ainda é uma decisão difícil, pois existem diversas dúvidas quanto à escolha da tão sonhada carreira profissional. “Existem muitos jovens que não tem noção do que faz determinada profissão e isso gera muitas incertezas em relação ao caminho que se deve trilhar. E numa feira como esta você pode ter uma noção real daquilo do que se deseja fazer”, garante a aluna do 3° ano do ensino médio do colégio Barão do Rio Branco, Ana Flávia Pereira.
Da Uninorte, participaram do evento, os acadêmicos, professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura, Administração, Biomedicina, CST em Recursos Humanos, CST em Redes de Computadores, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Sistema de Informação e Serviço Social.
Segundo a acadêmica do 7° período de Fisioterapia, Monica Catrine Morais Sodré, com a feira os adolescentes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre cada curso. “É muito importante estarmos presente nesta feira, pois ela esclarece muito e ajuda o aluno a tomar a melhor decisão sobre qual carreira seguir. Pois, no meu caso, quando cursei o ensino médio, nunca tive acesso a um evento como este e por isso desconhecia a realidade das profissões que pensava em seguir”, esclarece.
A Uninorte além de estabelecer uma importante contribuição social, através de experiências indescritíveis que colabora para o crescimento do acadêmico, preocupa-se também, em proporcionar o melhor em relação a cada curso disponibilizando laboratórios, clínicas escola e metodologias ativa.
Por Assessoria