Por Carlos Alexandre
A Expoacre Juruá é um evento aguardado por grande parte da população da região, principalmente para os produtores locais, onde encontram um espaço viável para venda e um crescimento exponencial. O governo do Acre promove a feira de negócios visando a evolução de empreendimentos e de valorização dos produtos que representam a riqueza cultural do Norte do Brasil.
Com isso em mente, um dos estandes disponíveis é o do 6º Festival da Farinha, organizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Tal ação simboliza o empenho das instituições na promoção de seus empreendedores.
Além de venda, o ambiente também é convidativo para os frequentadores da Expoacre Juruá conhecerem um pouco sobre o processo de fabricação da farinha, um alimento tão representativo e apreciado pelos acreanos.
Um dos empreendimentos que chamam a atenção do público participante da grande feira, é o de Elisângela Silva, a qual diretamente do estande, produz porções generosas de tapioca, uma popular iguaria da região. “Passamos o ano todo aguardando e nos preparando para a Expoacre, essa visibilidade é importante para nós produtores. É um ambiente rico para mostrar o nosso ofício e fazermos um bom dinheiro”, ressalta a produtora.
Outro destaque é a cooperativa Juruá Alimentos, a qual tem a farinha de mandioca como carro chefe, buscando ir além proporcionando diferentes sabores, como a farofa de gengibre e a de pimenta. O trabalho em conjunto conta com o apoio de 35 associados, entre eles, Elivan Nascimento, vice-presidente da cooperativa.
“Buscamos proporcionar um diferencial para a população, buscando nos destacar e sermos únicos. Uma visão que nos foi instruída por treinamentos fundamentais, assim como esse espaço provido pelo governo do Acre, nos fazendo crescer cada vez mais”, celebra Nascimento.