Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 22:31

Expociência Juruá mostrou criatividade e atraiu milhares de estudantes

Compartilhe

Milhares de estudantes e outros prestigiaram nesta quarta-feira (25) a primeira edição da Expociência Juruá, feira de ciência e tecnologia organizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect). A feira tem o objetivo de difundir a ciência, tecnologia e inovação por meio de projetos desenvolvidos no estado.

Foto: Onofre Brito
Foto: Onofre Brito

A exposição faz parte do calendário da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que teve início no dia 19 de outubro na Ufac, em Rio Branco e termina no dia 3 de dezembro em Assis Brasil. Este ano, o tema é “Luz, Ciência e Vida”. A escolha foi baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz.

Renata Silva(Foto: Onofre Brito)
Renata Silva(Foto: Onofre Brito)

A gestora da Sect, Renata Silva, esteve presente ao evento e destacou que o objetivo do governo do estado é popularizar a ciência e tecnologia no interior. Para ela, a primeira edição da feira no Juruá foi um passo fundamental nesse sentido.

A abertura aconteceu no teatro dos Nauas com apresentação folclórica, musical e palestra. A exposição dos trabalhos ocorreu no Complexo Esportivo Alailton Negreiros com participação de 30 escolas estaduais. Houve apresentações culturais, experimentos científicos, palestras, minicursos e doações de mudas.

Lurdenia Lima(Foto: Onofre Brito)
Lurdenia Lima(Foto: Onofre Brito)

A professora de Ciências Exatas do Sesi/Senai, Lurdenia Lima, e sua turma apresentaram um projeto na área da robótica. Ela assevera que o uso dos robôs torna a aula mais produtiva. “Trabalhamos com a física associada à robótica. A robótica torna a física mais atraente” – disse.

Válery Tomé(Foto: Onofre Brito)
Válery Tomé(Foto: Onofre Brito)

Para a aluna Válery Tomé a feira foi muito educativa.

Parceiros

Além das escolas estaduais o evento contou com a participação de parceiros como a Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepn), Sebrae, SESI/SENAI e 1ª Ciretran.

Charles André(Foto: Onofre Brito)
Charles André(Foto: Onofre Brito)

O coordenador do núcleo estadual de Educação e Esportes no Juruá, Charles André, considerou positiva a primeira edição da ‘Expociência Juruá’: “Ela ajudou a despertar o interesse dos jovens na busca por novas tecnologias”- afirmou.

Por Flaviano Schneider