É com entusiasmo que Maria José das Chagas Abreu, mais conhecida como Duda, de 35 anos, fala sobre a pizzaria recém inaugurada após a conquista do diploma de Técnica em Administração. O curso que ela concluiu no início de 2014 é ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, o IFAC. Duda iniciou os estudos técnicos em Informática, no entanto se viu obrigada a mudar de curso por questões pessoais.
“Como eu deixei de trabalhar à noite para terminar a faculdade, arrumei emprego de dia. E à noite, na época só tinha o curso Técnico em Administração, então decidi fazer, pensei ‘vai que eu gosto’. Comecei o curso e como sempre trabalhei com cálculo, eu gostei muito. Ele abriu as portas para mim. Espero futuramente fazer a faculdade de Administração”, conta.
Iniciando os estudos no IFAC, Duda começou a pegar gosto pelas matérias abordadas e, mesmo com todas as dificuldades, tendo de conciliar o trabalho durante o dia e a faculdade de Serviço Social, ela conseguia alcançar as melhores notas da turma.
“Quando surgiu o curso do IFAC eu me inscrevi, e no 3º sorteio fui chamada. Só tinha uma vaga, e quando eu entrei as aulas já haviam começado há três semanas. Então eu fazia faculdade e o curso técnico, além de trabalhar. Foi pesado, mas eu consegui concluir o curso e me formar, sempre com as melhores notas da turma, graças a Deus”, comemora.
Mergulhando na prática – Professor do IFAC/Câmpus Rio Branco na disciplina de Empreendedorismo, Marcus Marcelo Barros, foi um dos grandes incentivadores da ex-aluna. Ele conta que, logo no início do curso percebeu que ela tinha talento para os negócios e vontade de aprender.
“Na sala de aula, identificamos os alunos que podem dar frutos. Então eu sempre percebi na Duda a organização, o capricho na hora da apresentação dos seminários, na hora da entrega dos trabalhos, tudo muito bem feito, muito caprichoso, e eu sabia que alguma coisa ia acontecer”.
Assim conta o professor, que se surpreendeu quando recebeu a notícia de que a ex-aluna havia aberto uma pizzaria. “Depois de um tempo, a irmã dela que também era aluna aqui comentou, ‘o senhor soube que ela abriu uma pizzaria?’. Foi aí que fiquei sabendo. Mais tarde, com a minha família, eu fiz uma visita surpresa para ela”, comenta. Orgulhoso de assistir o crescimento de uma ex-aluna com a realização de um sonho, o professor Marcus Marcelo comemora também a conquista do Instituto.
“O IFAC está feliz porque esse é nosso objetivo, já que temos cursos técnicos é para justamente a pessoa sair da teoria e mergulhar na prática. E melhor do que isso não existe né, porque ela está na prática mesmo, abriu seu próprio negócio e já está colhendo os frutos”.
Mundo do trabalho – A técnica em administração decidiu investir no sonho e, através da elaboração do Plano de Negócios, trabalho final da disciplina de Empreendedorismo foi que ela percebeu a viabilidade financeira e mercadológica do empreendimento. A partir disso, tomou coragem para transformar o que estava no papel em realidade. Em novembro de 2014 Duda e o marido, Elizomar Lima da Silva inauguraram a Pizzaria Quero Mais. Com o slogan “sabor que alimenta”, eles já reúnem uma fiel clientela.
O espírito empreendedor da ex-aluna do professor Marcus Marcelo e do esposo continua gerando novas ideias. Foi com essa postura empreendedora que Duda pensou em convidar os colegas da igreja para participar da pizzaria contribuindo na criação do nome e slogan.
“Pedimos para o pessoal da Igreja Ágape nos ajudar a escolher o nome da pizzaria. Íamos premiar com uma pizza e refrigerante a pessoa que tivesse a sugestão de nome escolhida. Então envolvemos a igreja, e o pessoal sugeriu vários nomes e selecionamos cinco que foram votados pelo whatsapp e facebook. O mais votado foi ‘Pizzaria Quero Mais’. Aí o pastor da igreja foi quem deu a ideia da frase ‘sabor que alimenta’”, explicou.
Hoje, produzindo em média 400 pizzas por mês, Duda e o marido estão felizes. Ainda têm desafios pela frente, mas nada que apague o sorriso no rosto da técnica em administração. Com a segurança de quem sabe aonde quer chegar, ela fala dos planos para o empreendimento que está para completar cinco meses. “Por enquanto só vamos investir aqui mesmo. Vamos fazer uma área climatizada e passar a trabalhar com dois tipos de pizza, feita no forno à lenha e forno a gás, pizzas com borda e sem borda, buscando atender a todos os públicos e agradar a todos os paladares”, conta.
A experiência prática de Elizomar somado ao esforço e determinação da técnica em administração, Maria José das Chagas Abreu, a Duda, os levou por caminhos difíceis, mas recompensadores. Hoje, empresária, Duda é um exemplo do profissional confiante que investe no próprio futuro unindo o aprendizado da sala de aula com a vontade de fazer.