Por Gledisson Albano
Nathália Teodoro da Silva, 21 anos, filha de agricultores, é uma das formandas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Magia do Saber, que fica a 100km do centro de Cruzeiro do Sul, na zona rural da cidade. Morando na comunidade Santa Rita, às margens do Rio Liberdade, Nathália enfrentava todos os dias uma viagem de quase duas horas de barco para chegar à escola.
Nathália tem um sonho de ser enfermeira e disse que concluir o ensino médio é mais um passo dado rumo à realização do seu sonho de entrar em uma faculdade e se tornar uma profissional de saúde. “Muitas vezes eu tinha que acordar às 4 horas da manhã e pegar um barco, ou ficar sem estudar quando o rio alagava. Sou de uma família grande, com nove irmãos, e meus pais são agricultores. Estou feliz e realizada por estar na metade do meu sonho”, disse a estudante.
Natacha Paiva dos Santos, 19 anos, também concluiu o ensino médio e quer ser a primeira da família a cursar o ensino superior. “Hoje é um dia importante para mim, pois estou terminando o ensino médio. É um ciclo que se fecha e que me abre novas possibilidades para o futuro. Eu quero dar um futuro bom para a minha família, que tem quatro irmãos”, contou Natacha.
A cerimônia de colação de grau dos alunos da Escola Estadual Magia do Saber aconteceu no sábado, 13, em uma quadra da comunidade, na BR-364, que reuniu professores e familiares em um momento de festa e celebração. Para a diretora Maria Dernice Fernandes, foi um dia especial não apenas para os alunos, mas para toda a comunidade escolar. “É o resultado de três anos de trabalho e dedicação, tanto dos alunos quanto dos professores. Eles são alunos carentes, que enfrentam muitas dificuldades para chegar até a escola, mas que têm na educação uma oportunidade de crescer e se desenvolver. Procuramos oferecer a eles um ensino de qualidade, mesmo trabalhando na zona rural”, enfatizou a gestora.
O coordenador interino da Representação Secretaria Estadual de Educação, RSEE, Aderlan Gomes, que esteve presente no evento, parabenizou os formandos e os encorajou a continuar a busca pelo conhecimento, ingressando no ensino superior. “Aqui é importante destacar os investimentos do governo do estado na educação, como a contratação de professores, barqueiros e motoristas, a distribuição de alimentação e tablets com internet para todos os alunos, inclusive os indígenas. Também quero incentivar os alunos a continuarem os estudos no ensino superior e na pós-graduação, pois o ensino médio é apenas o primeiro passo para uma vida profissional de sucesso.”
A Escola Magia do Saber, com seus anexos, atende hoje cerca de 300 alunos na região do Rio Liberdade.