Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 14:34

Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no Programa Jovem Senador, em Brasília

Compartilhe

Por Gledisson Albano

A estudante Ana Sophie Silva dos Santos, do 1º ano da escola Dom Henrique Ruth em Cruzeiro do Sul, foi selecionada para representar o estado do Acre no Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal.

Foto: Onofre Brito/SEE

O programa, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto, escolhe um vencedor de cada estado brasileiro e do Distrito Federal para vivenciar uma semana de atividades legislativas em Brasília. Os ganhadores são selecionados por meio de um concurso de redação, que acontece anualmente. Neste ano, o tema proposto para os textos foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

Foto: Onofre Brito/SEE

Rodrigo Moreira Andrade, Assessor de Ensino Médio da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, expressou sua satisfação com a escolha da estudante Ana Sophie, ressaltando que a educação no Acre está seguindo pelo caminho certo.

Uma novidade deste ano foi a forma de anúncio dos vencedores. Ana Sophie recebeu uma “caixa especial”, criada exclusivamente para a ocasião, comunicando que havia ganhado o concurso e participaria da experiência em Brasília. A surpresa foi um elemento adicional de emoção para a estudante.

A diretora da escola Dom Henrique Ruth, Raissa Nery, expressou sua alegria e destacou que a conquista da estudante serve como incentivo para os demais alunos.

Ana Sophie, a estudante vencedora, atribuiu sua conquista ao esforço e dedicação investidos, com horas e dias de estudo e empenho. Ela se sente honrada por representar sua escola, sua família e seu estado em Brasília.

Durante a estadia na capital federal, os 27 jovens selecionados participarão de discussões e elaboração de sugestões legislativas. Eles simularão todo o processo, desde a posse e eleição da Mesa até a aprovação dos projetos. Caso as propostas sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado, assim como as propostas apresentadas pelos senadores.

O processo de seleção dos jovens senadores ocorre em várias etapas. Primeiro, a escola realiza internamente um concurso de redação e elege o texto que a representará na fase estadual. Em seguida, as Secretarias Estaduais de Educação escolhem, entre as redações recebidas, as três melhores para enviar ao Senado Federal. A seleção final, que aponta as 27 redações vencedoras, é feita pela Casa Legislativa. A fase nacional contou com a participação de mais de 20 mil estudantes, que, juntamente com a orientação dos professores, desenvolveram pesquisas, estudos e discussões sobre o tema proposto.

O programa Jovem Senador conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE
Foto: Onofre Brito/SEE