Por Clícia Araújo
Ana Sophie Silva dos Santos, 16 anos, aluna da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, participará da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 21 a 25 de agosto, atuando como jovem senadora.
O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas dos 27 estados e do Distrito Federal, que tenham até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação. Este ano o assunto discorrido foi ‘Saúde Mental nas Escolas Públicas’.
Durante a Semana de Vivência Legislativa, Ana Sophie e os demais jovens senadores terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis. As propostas apresentadas e aprovadas pelos jovens senadores seguirão para tramitação no Senado, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
“O Jovem Senador era um sonho meu, desde criança. Tenho grandes expectativas e acredito que vai ser uma experiência incrível e única pra mim. Tenho certeza que vai me proporcionar muitas coisas agora e depois. Estou muito feliz e realizada”, declarou Ana Sophie.
A jovem foi influenciada pela mãe, que já atuou no programa como professora orientadora, e seus relato a deixou entusiasmada em participar como senadora, e agora pôde contar com o apoio e incentivo de sua professora Maria Rocha.
O concurso é composto por etapas e inicia na escola com a promoção de um concurso de redação interno entre os alunos, a segunda etapa acontece na sede da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que escolhe três redações entre os municípios e encaminha para o Senado, que seleciona um participante por estado.
“Passei todas as orientações para Ana Sophie, entramos no site do programa e fomos observar as redações que ficaram em primeiro lugar nos anos anteriores, eu fui mostrando os pontos positivos e em cima disso, ela foi construindo a redação. O resultado foi um texto excelente”, explicou a professora Maria Rocha.
O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Fonte agencia.ac.gov.br