Cruzeiro do Sul, AC, 28 de novembro de 2024 05:45

Estande do Iapen na Expoacre destaca ações e projetos desenvolvidos pelos servidores e detentos

Compartilhe

Por

Seja no artesanato, marcenaria, luthieria ou com as demonstrações feitas pelas Forças Especializadas e operacionais da Polícia Penal, o estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), fez sucesso durante as nove noites da Expoacre.

Mesa e crochê feitos por detentos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Muito do que foi exposto na feira, na parte artesanal, veio do Presídio Feminino de Rio Branco. “A gente conseguiu trazer duas detentas durante o período da Expoacre para que elas também pudessem mostrar pra sociedade o trabalho que elas fazem, e assim, conseguimos mostrar um pouco do trabalho com viés na ressocialização. Foi muito importante pra gente”, disse a diretora da unidade, Dalvani Azevedo.

Diretor Operacional à esquerda e diretora do presídio feminino de Rio Branco, à direita, junto aos diretores de Sena Madureira e URF. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O diretor Operacional do Iapen, Tiênio Costa, esteve presente na feira em todas as noites, e acompanhou a empolgação da população durante as visitas. “A gente finaliza aqui essa última noite com a sensação de dever cumprido. A gente viu o quanto que as pessoas estavam à vontade. E a intenção era essa, passar segurança para a população, para que elas viessem, ficassem à vontade e acompanhassem todo o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal e Iapen durante a feira. Eu fico muito feliz em saber que cumprimos com o planejado e que a população aprovou”.

Gleidel elogiou o trabalho de ressocialização feito com os detentos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Gleidel Machado, foi um dos visitantes recebidos no espaço, ele disse que a partir de tudo que viu, percebeu que o Iapen tem um trabalho sério, voltado para a ressocialização. “É um trabalho muito interessante, que é a questão da reeducação por meio da prestação de serviço, produzindo materiais. Isso é muito importante porque, ao término do cumprimento da pena, a pessoa sai com uma profissão, né?”.

Bandeiras feitas com madeira, chamaram a atenção da visitante. foto: Zayra Amorim/Iapen

Já Gabriela Cardoso, contou que conhecia bem a qualidade dos produtos fabricados no Sistema Penitenciário, pois a sogra dela adquiriu, no ano passado, durante a Expoacre, alguns móveis fabricados pelos detentos. Ela disse que gostou muito do que viu neste ano. “Sou apaixonada por peças de madeira, então já é uma coisa que me chama a atenção. Gostei muito ali na entrada do mapa do país, feito em madeira. Acho que é um importante incentivo também para os detentos. É uma forma de incentivar eles a trabalhar e desenvolver as habilidades que eles têm”, afirmou a visitante.

Presidente do Iapen fez um balanço positivo da exposição e agradeceu os colaboradores. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, disse que está muito feliz, principalmente, com o retorno que o estande do Iapen recebeu da população e que o sentimento é de gratidão. “Última noite de Expoacre e estamos muito felizes com a grande frequência de pessoas que visitaram o estande do Iapen. É uma oportunidade que temos para mostrar à população o trabalho que vem sendo desenvolvido no que diz respeito à ressocialização e também ressalto o trabalho demonstrado por meio da polícia penal. Agradecemos à população e também aos nossos colegas, parceiros e colaboradores que contribuíram para esse sucesso”, finalizou o presidente.

Fonte agencia.ac.gov.br