Por Crislei Souza
Seja no artesanato, marcenaria, luthieria ou com as demonstrações feitas pelas Forças Especializadas e operacionais da Polícia Penal, o estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), fez sucesso durante as nove noites da Expoacre.
Muito do que foi exposto na feira, na parte artesanal, veio do Presídio Feminino de Rio Branco. “A gente conseguiu trazer duas detentas durante o período da Expoacre para que elas também pudessem mostrar pra sociedade o trabalho que elas fazem, e assim, conseguimos mostrar um pouco do trabalho com viés na ressocialização. Foi muito importante pra gente”, disse a diretora da unidade, Dalvani Azevedo.
O diretor Operacional do Iapen, Tiênio Costa, esteve presente na feira em todas as noites, e acompanhou a empolgação da população durante as visitas. “A gente finaliza aqui essa última noite com a sensação de dever cumprido. A gente viu o quanto que as pessoas estavam à vontade. E a intenção era essa, passar segurança para a população, para que elas viessem, ficassem à vontade e acompanhassem todo o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal e Iapen durante a feira. Eu fico muito feliz em saber que cumprimos com o planejado e que a população aprovou”.
Gleidel Machado, foi um dos visitantes recebidos no espaço, ele disse que a partir de tudo que viu, percebeu que o Iapen tem um trabalho sério, voltado para a ressocialização. “É um trabalho muito interessante, que é a questão da reeducação por meio da prestação de serviço, produzindo materiais. Isso é muito importante porque, ao término do cumprimento da pena, a pessoa sai com uma profissão, né?”.
Já Gabriela Cardoso, contou que conhecia bem a qualidade dos produtos fabricados no Sistema Penitenciário, pois a sogra dela adquiriu, no ano passado, durante a Expoacre, alguns móveis fabricados pelos detentos. Ela disse que gostou muito do que viu neste ano. “Sou apaixonada por peças de madeira, então já é uma coisa que me chama a atenção. Gostei muito ali na entrada do mapa do país, feito em madeira. Acho que é um importante incentivo também para os detentos. É uma forma de incentivar eles a trabalhar e desenvolver as habilidades que eles têm”, afirmou a visitante.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, disse que está muito feliz, principalmente, com o retorno que o estande do Iapen recebeu da população e que o sentimento é de gratidão. “Última noite de Expoacre e estamos muito felizes com a grande frequência de pessoas que visitaram o estande do Iapen. É uma oportunidade que temos para mostrar à população o trabalho que vem sendo desenvolvido no que diz respeito à ressocialização e também ressalto o trabalho demonstrado por meio da polícia penal. Agradecemos à população e também aos nossos colegas, parceiros e colaboradores que contribuíram para esse sucesso”, finalizou o presidente.
Fonte agencia.ac.gov.br