Por Aldeir Oliveira
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou nesta sexta-feira, 3, a segunda reunião trimestral da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag) de 2024. O encontro foi realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rio Branco.
Criada por meio do Decreto nº 8.686/2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.
A reunião teve como objetivo apresentar o acompanhamento das metas do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) e a importância do monitoramento. Também foi apresentada a prestação de contas do PPA 2020-2023.
Os participantes foram recepcionados pelo diretor de Planejamento Estratégico e Governança, Wagner Sena; pela chefe do Departamento de Planejamento Governamental, Regiani Oliveira; e pela chefe da Divisão de Planejamento, Raquel Silva.
Estiveram também presentes a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Zilmar Almeida e o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Administração, Guilherme Duarte.
“Também realizamos a prestação de contas do último PPA 2020-2023. Apresentamos a quantidade de projetos que foram concluídos, a cada área de desenvolvimento, e aproveitamos a oportunidade para salientar a importância de maior monitoramento para os próximos quatro anos”, relatou Wagner Sena.
Qualificar para fortalecer a cultura de planejamento
Guilherme Duarte apresentou a parceria entre as secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Planejamento (Seplan), que culminará numa série de cursos e formações, com foco no fortalecimento da cultura de planejamento, com cursos voltados para planejamento estratégico, elaboração de peças orçamentárias, além de elaboração, análise e gerenciamento de projetos, entre outros.
Também foram divulgadas as ações e os resultados do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap) da Sead, desde 2019, salientando as parcerias realizadas com os demais órgãos do Estado, realizando diagnósticos do déficit de capacitações, gerando cursos que atendessem as necessidades do Estado, além das pós-graduações realizadas em parcerias com instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Acre (Ufac). E o lançamento da plataforma de capacitação de ensino a distância (EaD).
“Um servidor qualificado é significativamente melhor para a sociedade, com melhoria em seus fluxos de trabalho”, observou o gestor.
Compartilhando boas práticas
A secretária Maria Zilmar Almeida, ao lado do diretor interino de Planejamento da SEASDH, André Gustavo Lopes, apresentou as boas práticas empregadas pelo órgão na execução de seu planejamento estratégico setorial, que foi criado em 2023 com auxílio e orientação da Seplan.
Fonte agencia.ac.gov.br