Por Ila Verus
Visando qualificar os profissionais de segurança, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), realizou nesta quarta-feira, 5, a solenidade de abertura do Curso de MBA em Estratégia de Mercado e Empreendedorismo, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
O curso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) visa especializar os profissionais das forças de segurança e instituições de Justiça em transição de carreira a proporem soluções de valor e obterem novas oportunidades de trabalho, além de preparar os profissionais para aplicar estratégias de valor no setor de gestão de cada instituição do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca a importância de a instituição oferecer o MBA aos operadores de segurança que vão para a reserva ou aposentadoria. “O MBA busca desenvolver o lado empreendedor dessas pessoas, para que busquem um mercado de trabalho após o período da jornada de serviço, de 25, 30, 35 anos. O curso busca trabalhar esse empreendedorismo, oferecendo longevidade, desenvolvendo uma nova profissão, uma nova atividade, tendo ainda uma vida útil que agregue valor a sua capacidade”.
O coordenador do curso, Hélio Arthur Irigary, explica que o MBA tem o objetivo de fornecer competências técnicas, como empreendedorismo e transição, mas também competências comportamentais e sociais que abordem a transição de carreira. “No limite, a gente espera contribuir para o fortalecimento dessa cultura organizacional dentro das instituições do Acre, mas também contribuir para essas pessoas como indivíduos, nessa nova etapa da vida que começa”.
Aluna do curso, a capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Francisca dos Santos, afirma que o curso é muito importante para as intuições de segurança. “O curso vai nos preparar para uma visão de futuro pós-atividades operacionais. Vai oportunizar ao profissional de segurança pública estar apto para o mercado, caso ele queira empreender e ter uma vida mais ativa, mesmo após a sua transferência para a reserva remunerada, se for civil ou militar, após a sua aposentadoria”.
O programa de MBA é uma oferta de fontes próprias da Secretaria de Segurança, que compreende 340 horas-aulas presenciais (síncrona) e 68 horas-aulas online (assíncrona), com quatro blocos de conteúdos: propósito e carreira, inovação e mercado, hard e power skills e empreendedorismo.