Por Rebeca Martins
Em alusão ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, a Secretaria de Estado da Mulher do Acre (Semulher) promoveu duas palestras para alunas beneficiadas com os cursos oferecidos pela pasta, em evento realizado na manhã desta terça-feira, 19, na sede da instituição, em Rio Branco.
“Promovemos as palestras porque a Semulher tem um trabalho contínuo com essas mulheres. Além dos cursos, fazemos o acompanhamento, mantemos contato e damos incentivo para elas conseguirem se inserir no mercado de trabalho. Estamos muito felizes por essa data comemorativa e proporcionamos esse momento pensando em celebrar juntas, cada dia mais fortalecendo as mulheres”, ressaltou a chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados da Semulher, Vanessa Rosella.
A palestra “Adaptação e flexibilidade, chaves para o sucesso em um mercado em constante mudança” foi conduzida pela empresária da Jorge Cosméticos, Joelma Severo, que tratou sobre assuntos relacionados a planos de trabalho, marketing, vendas e incentivo a mulheres empreendedoras.
“Fui convidada pela secretária Márdhia [El-Shawwa] para trazer esse momento de empreendedorismo e a importância de você não desistir, de ver as oportunidades, o que você pode oferecer de melhor e aquilo que o mercado precisa. O apoio que a Secretaria de Estado da Mulher está trazendo é muito relevante para este momento, tudo começa com uma ideia e não pode ter medo, o medo não pode gerir suas emoções, o desafio é conseguir vencer a si mesma, vá, persevere, que vai dar certo”, destacou a palestrante.
O encontro também contou com a apresentação do coordenador do projeto Basa Acredita, José Bonfim, sobre microcrédito produtivo orientado do Banco da Amazônia. A palestra detalhou os passos para fornecer o estímulo financeiro necessário para empreendedoras que estão começando seus negócios.
“Sou uma mulher trans e queria fazer um agradecimento à Secretaria da Mulher, que está apoiando muito nós, mulheres trans e travestis do Acre, nos dando oportunidade. Estou muito feliz e muito grata; fiz o curso de cabeleireira, amei e estou esperando ainda mais oportunidades”, disse uma das alunas dos cursos oferecidos pela Semulher, Sarita Vitte.
Fonte agencia.ac.gov.br