Por Stalin Melo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) participou, na noite desta terça-feira, 23, no auditório do Detran, da abertura do seminário “O Leei e as experiências de leitura das crianças na educação infantil”. O Leei é um programa de leitura e escrita na educação infantil.
O seminário formativo é realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com as prefeituras e a SEE. A formação dos professores acontecerá até a quinta-feira, 26, sob a responsabilidade dos professores Nadson Araújo dos Santos e Tatiane Castro dos Santos, ambos da Ufac.
Da abertura do seminário formativo participaram a professora Gleice Souza, diretora de Ensino da SEE; a professora Nabiha Bestene, secretária Municipal de Educação; além da professora Tatiane Castro e do professor Nadson Araújo, ambos representando a Ufac.
A professora Gleice Souza explicou que a formação é voltada para os professores da educação infantil onde o MEC, com o apoio da rede estadual – que também fez a adesão ao Compromisso Criança Alfabetizada – e das redes municipais, realiza um trabalho com o foco voltado para a política territorial.
“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado no ano passado e, então, iniciamos esses processos formativos, que já realizamos no interior e agora temos aqui equipes das escolas de Rio Branco, os nossos coordenadores, para discutirmos o Leei”, disse.
Ela explicou ainda que um dos objetivos do Leei é colocar o aluno em contato com a leitura de maneira lúdica, de maneira prazerosa. “Isso para que esse processo, no momento certo, no ensino fundamental, possa fluir de maneira mais natural e para que as crianças tenham contato com esse mundo literário”, afirmou.
A professora Tatiane Castro explicou que o programa Leei faz parte de algo maior, que é a Política Nacional de Alfabetização, cujo objetivo é formar os professores da educação infantil, especialmente os professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, anos iniciais.
“Essa formação é importante para que eles possam trabalhar questões de linguagem, de leitura e de escrita na educação infantil com o objetivo de fazer com que os professores possam desenvolver práticas de leitura e escrita efetivas com as crianças”, salientou.
A secretária Municipal de Educação, professora Nabiha Bestene, destacou a formação dos professores da educação infantil como “importantíssima”. “As crianças estão iniciando a fala, a escrita, estão na fase de crescimento, e houve prejuízos na pandemia. Agora estamos tentando recuperar com essas formações, atualizando e qualificando as pessoas”, enfatizou.