Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 12:40

Estado entrega reforma da escola indígena Estirão do Caucho

Compartilhe

Por Raimundo Accioly

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), entregou nesta quarta-feira, 19, a reforma e revitalização da Escola Estirão do Caucho, na comunidade indígena de mesmo nome, localizada ao longo do Rio Muru, no município de Tarauacá.

Escola Estirão do Caucho, às margens do Rio Muru, em Tarauacá. Foto: Raimundo Accioly

Além da reforma, foram entregues fardamentos e kits educacionais aos estudantes, merenda escolar, inclusive com produtos perecíveis, além de toda a mobília para que os profissionais que atuam na escola possam realizar seus trabalhos.

A escola tem 343 alunos, matriculados desde a primeira série do ensino fundamental, anos iniciais, até o terceiro ano do ensino médio. Com a reforma, foram entregues nove salas de aulas, uma cantina nova e banheiros, além de energia elétrica à comunidade e acesso à internet.

Entrega da reforma contou com a presença da comunidade indígena escolar. Foto: Raimundo Accioly

“Estamos entregando esse ambiente novo, a nova escola, graças aos esforços do governador Gladson Cameli e do secretário Aberson Carvalho”, disse a coordenadora do núcleo da SEE em Tarauacá, Janaína Furtado.

Para diretor da escola, Raimundo Nonato Kaxinawá, a entrega da obra e todo material escolar mostra respeito do núcleo da Educação com os povos indígenas. “Nossas demandas sempre são atendidas quando solicitamos; estou feliz pelo respeito que temos hoje e isso nos motiva mais ainda a trabalhar pela educação, que é único caminho que transforma uma sociedade”, afirmou.

escola tem 343 alunos, matriculados desde a primeira série do ensino fundamental, anos iniciais, até o terceiro ano do ensino médio. Foto: Raimundo Accioly

Professor e cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá agradeceu o empenho do governo do Estado em levar o conjunto de benefícios à escola e à comunidade. “Agora temos um espaço onde dá para fortalecer as práticas educacionais e a nossa quantidade de alunos”.

Fonte agencia.ac.gov.br