Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 23:48

Estado e prefeitura promovem mutirão de atendimentos de saúde para apenados em Cruzeiro do Sul

Compartilhe

Por  Eliel Mesquita

Quase 800 apenados da Penitenciária Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, foram beneficiados nesta quarta-feira, 27, pelo mutirão de serviços de saúde promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a pasta da Saúde do Município (Semsa).

Ação alcançou quase 800 detentos do Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A força-tarefa, efetuada por cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros, ofereceu serviços de Atenção Primária à Saúde nas áreas de odontologia e clínica-geral, com aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos e a realização de triagens e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Unidade Prisional Manoel Neri está localizada em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

A iniciativa promove qualidade de vida aos beneficiados. “Eu aproveitei a oportunidade. Lá fora, na maioria das vezes a gente não se cuida e chega na cadeia adoecido. Quando aparece uma oportunidade como essa, temos que aproveitar”, relata o apenado V.A.L., que realizou consulta e recebeu medicamentos para tratar dores na coluna e gastrite, que lhe provoca dor intensa e azia.

Equipes ofereceram serviços nos blocos masculino e feminino. Foto: Marcos Santos/Secom

O problema de saúde bucal do detento F.J.C. foi solucionado com uma extração dentária. “O momento foi importante, porque trouxe melhorias para nós”, opinou.

Unidade prisional pretende repetir a ação durante o ano. Foto: Marcos Santos/Secom

Elvis Barros, diretor da unidade prisional, destaca que, além de reduzir uma demanda reprimida, o mutirão desafoga o fluxo de atendimentos da Saúde local aos presos. “É de suma importância essa união de esforços entre o governo do Estado e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Quando os serviços são realizados in loco, evitamos a saída dos presos e, nesse caso, concentramos nossos esforços em atender, até o fim do dia, todos os apenados dos blocos masculino e feminino”, informa.

Elvis Barros agradeceu à parceria com a Coordenação Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira e com a Semsa. Foto: Marcos Santos/Secom

“Um grande destaque é a disponibilidade da Farmácia Básica, por meio da gestão municipal, que entrega medicamentos aos presos. A política é essencial, pois a maioria das famílias dos detentos não têm condições de subsidiar os gastos com medicamentos”, lembra Elvis Barros.

Lindomar Ferreira: “É um trabalho preventivo”. Foto: Marcos Santos/Secom

O esforço conjunto amplia a oferta dos serviços e alcança um quantitativo maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital do Vale do Juruá. O diretor de Atenção à Saúde do Município, Lindomar da Silva, resume como “trabalho preventivo” a medida executada no presídio, que concentra um dos maiores índices de população carcerária do Acre.

“A Atenção Primária à Saúde trabalha com atenção e prevenção, e este mutirão é um trabalho preventivo, com ênfase na saúde deste público que apresenta condições de liberdade privada. O prefeito Zequinha Lima e a titular da pasta, Valéria Lima, têm dado totais condições para a execução da ideia”, informa.