Por Carlos Alexandre
Na sala de operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) de Tarauacá, o governo do Acre e a prefeitura receberam a Defesa Civil do governo federal, na manhã deste sábado, 2, para articular ações e atender as famílias atingidas pela atual enchente no município.
Para os presentes, o subtenente Gonzaga, coordenador da Defesa Civil local, discorreu sobre a atual situação do município e informou sobre as ações realizadas em proteção das pessoas vulnerabilizadas pelas cheias dos rios Tarauacá e Muru, que atualmente contam com a medição de 10,80 metros do nível do Rio, sendo que a cota de transbordamento é de 9,50 metros.
O representante federal da Defesa Civil, Jorimar Gomes, se colocou à disposição dos profissionais do município e deu orientações de captação de recursos federais para Tarauacá, buscando atender melhor os atingidos com ações de saúde, assistência social e infraestrutura.
Jorimar é agente do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), o qual auxilia de maneira técnica os municípios na ocorrência de calamidades, como a enfrentada pelo Acre. Ele aponta: “Estamos ajudando a gestão municipal a elaborar planos de trabalho para serem enviados a Brasília para a liberação plena de recursos. Falando diretamente com aqueles que têm maior ciência dos danos e prejuízos, para assim, solicitar o necessário para restabelecer a situação e assistência à população”.
Pedro Teixeira, assessor técnico administrativo da Defesa Civil do governo do Acre, esteve in loco articulando soluções em conjunto com o governo federal e, ao ver o trabalho realizado em Tarauacá, parabenizou a todos, principalmente os bombeiros: “Desde que chegamos aqui vemos uma atuação zelosa e constante em todos os lugares da cidade. Muita força nesse momento crucial que é enfrentado”.
A reunião também contou com a presença de Rennan Biths, o representante da Ajuda Humanitária do Estado no município, o qual articulou a conversa entre governo e prefeitura.
Ele levantou a importância do restabelecimento da infraestrutura da cidade no pós-enchente: “Precisamos também nos atentar em como vamos reconstruir as ruas do município, dando esse apoio na reconstrução após as águas baixarem, garantindo dignidade aos moradores”.
Atenção às famílias indígenas
A enfermeira Vanessa Oliveira, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) também participou da reunião e trouxe uma atenção dedicada à população indígena. No momento da fala, ela alertou sobre as necessidades dessa população, principalmente os residentes próximos ao Rio Muru, que dependem dos provimentos de agricultura familiar.
A atenção foi agraciada pela prefeita da cidade, Maria Lucinéia, frente uma alta população residente indígena em Tarauacá: “Busco sempre ter esse olhar diferenciado e prestar uma ajuda maior à essa população, que se encontra muito vulnerabilizada nesse momento”.
A secretária municipal de assistência social, Camila Figueiredo, também falou sobre a atuação dos profissionais nos municípios e das ações assistenciais às famílias ilhadas. Ela agradece: “Estamos recebendo um apoio imprescindível do estado, dando um alívio grande para nós do município”.
A reunião realizada reforça o empenho do governo federal, estadual e municipal em salvar as vidas dos moradores e garantir um melhor futuro para o município, visando uma reconstrução e a garantia da integridade das pessoas em vulnerabilidade.