Por Carlos Alexandre
O Espaço Games da Expoacre esteve repleto de entusiasmo e espírito competitivo com as finais dos jogos eletrônicos Free Fire e League of Legends. A iniciativa da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), junto ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), buscou promover novas tecnologias no evento.
Durante todas as noites da feira, o Estado contou com a participação da Federação Acreana de Games e Tecnologia (Fagt), que teve grande adesão de público.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou: “O espaço foi idealizado com carinho, bem equipado, amplo, e tem tudo para crescer nos próximos anos. Estamos cientes de que o mercado de games e esportes eletrônicos é promissor, além de ser uma atividade que, por meio da tecnologia, une os jovens”.
Álefy Xavier, presidente da Fagt, opinou: “É uma oportunidade de ouro participar desta grande feira, proporcionando maior diversidade de entretenimento e mostrando para um grande público como funciona o nosso crescente mercado”.
“Jogador mais valioso”
No meio de games, a sigla MVP é uma abreviação de most valuable player, que significa “jogador mais valioso”, em tradução livre da língua inglesa. Na última noite da Expoacre 2023, na competição de Free Fire, Richard Felipe Oliveira foi consagrado como jogador de destaque, com o apoio da sua equipe denominada God.
O jovem contou que sua carreira como competidor de jogos online começou aos 14 anos, quando uma brincadeira entre amigos se tornou profissão, após muito esforço e dedicação. “No início minha família apresentou resistência em me apoiar como jogador profissional, porém, com muito empenho e conversa, passei a ter maior incentivo”.
A orgulhosa mãe Jéssica Katrine de Oliveira se declara a maior fã do jogador e busca prestigiar o sucesso do filho. “Apesar da pouca idade, ele sempre foi muito focado e determinado em seus objetivos. Acho importante acompanhar, dar força e incentivar os sonhos dos nossos jovens. Esse é o caminho para a evolução”, disse.