Por Danna Anute
Com a intenção de concretizar direitos e políticas de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade, a equipe do Escritório Social do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen/AC) esteve na unidade prisional masculina de Rio Branco, nesta terça-feira, 20, para esclarecer e orientar sobre os serviços ofertados pelo setor, que inclui atendimentos psicológico e jurídico.
O escritório social funciona como um canal multidisciplinar de atendimentos, ou seja, é um caminho para reintegrar o interno para o convívio social, e possibilita muitos acessos e oportunidades de ocupação, além de ser um meio de realizar capacitações e encaminhamentos para as redes de assistência, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Durante a visita ao presídio, a chefe do setor de Reintegração Social disse: “Nós visitamos os pavilhões e explicamos para os apenados qual o objetivo do escritório social, principalmente para os egressos do sistema prisional, em relação à saúde, educação, trabalho e outros”.
Apoio social
O setor constitui uma rede articulada com os demais órgãos do governo, e isso permite um fluxo rápido para as pessoas que precisam dos atendimentos. Entre os serviços, podem ser destacados o acesso a novos documentos, no caso de perda, ou esclarecimentos sobre processo judicial.
O escritório social dispõe de uma equipe com psicólogos, assistentes sociais e jurídicos do Iapen. O familiar que desejar mais informações sobre o canal de atendimento deve enviar mensagem para (68) 99247-2885.
Fonte agencia.ac.gov.br