As Escolas Municipais do Ensino da Floresta continuam ganhando reformas e ampliação em suas instalações para oferecer conforto e melhor qualidade de ensino a todos os estudantes do meio rural de Tarauacá.
A prefeitura, através da secretaria municipal de educação, realiza os trabalhos em forma de mutirão envolvendo um voluntariado de alunos, pais de alunos, professores, supervisores e a comunidade, além da parceria com a secretaria municipal de obras.
Depois de realizar reformas em escolas ao longo da BR 364 sentido Tk/Cz, incluindo as localidades do Gregório, Tauari e baixo Acuraua, a secretaria municipal de educação agora está dando continuidade às reformas das escolas localizadas às margens do Rio Tarauacá.
Entre as com reformas já concluídas estão a Almério Bandeira de Melo no Pacujá, Elisa Soares no Sacado, escola Santa Maria no Cachoeira, Dr. Demóstenes Rodrigues no Sumaré e Joaquim Prado no Estirão da Cruz.
Além das citadas que já revitalizadas, as escolas São Sebastião Anexo V – Igarapé Joacy e a Dr. Valério Caldas de Magalhães anexo I – Igarapé Apuanã, também passarão por reformas. De acordo com o coordenador José Fortunato, todo o material já está sendo enviado para as referidas unidades de ensino. Portanto serão reformadas um total de 07 escolas só nesta etapa no Rio Tarauacá.
De acordo com o Secretário Carlos Gomes, essas escolas precisam passar por reformas porque suas instalações já se encontram danificadas. “Neste segundo momento estamos no Rio Tarauacá e depois vamos para o Rio Muru. Vamos concluir essas reformas por serem urgentes, incluindo ainda, o baixo Rio Tarauacá e dar continuidade na BR 364, até a comunidade do Boto. E mesmo após o início do ano letivo, as reformas continuarão,” afirma o Secretário Carlos Gomes.
“Pretendemos acabar com as aulas multisseriadas que ainda existem nas escolas rurais, em curto prazo, e é exatamente pensando nessa realidade que o prefeito Rodrigo Damasceno está implantando as Escolas Pólos, algumas já em avançada fase de construção, a exemplo da escola 15 de Junho” na BR 364, sentido Tk/Feijó”, destacou o secretário.
Segundo José Fortunato, coordenador da equipe de voluntários, na Escola Almério Bandeira, a exemplo de outras, foram trocados assoalho, reformadas paredes, portas e construído forro, além da melhoria dos banheiros, refeitórios, trapiche, cercado e áreas externas da unidade de ensino.
DEPOIS da reforma- acima
ANTES da reforma – abaixo
A escola Almério Bandeira tem uma clientela de 112 alunos do 1º ano ao Ensino Médio
DEPOIS da reforma – acima
ANTES da reforma – abaixo
A escola atende uma clientela de 36 alunos do 1º ao 5º ano
DEPOIS da reforma – acima
ANTES da reforma – abaixo
DEPOIS da reforma
Atende uma clientela de 26 alunos do 1º ao 5º ano
Parte da Equipe
José Fortunato (coordenador)
Paulino Amauacas
João Julião
Francisco Marques (Neno)
Carlos Alberto
Francisco Abreu
Manga
Novinho
Transportadores
Além de integrantes das comunidades
Assecom – SEME