Por Clícia Araújo
A Escola Estadual Serafim da Silva Salgado reuniu estudantes, professores, assistentes educacionais e mediadores do Atendimento Especializado Educacional (AEE), junto com a coordenação pedagógica, no Horto Florestal de Rio Branco, nesta quinta-feira, 14, em uma manhã repleta de atividades lúdicas.
O evento marca o encerramento das atividades do ano letivo 2023 com uma confraternização entre os estudantes e a equipe escolar, além das atividades da visita guiada do Horto para celebrar todo o trabalho desenvolvido com esses estudantes.
São 26 alunos com diversas especificidades, integrados em salas de aula e na sala de recurso multifuncional durante o contraturno, os quais foram acompanhados por 22 profissionais da escola em um evento que celebrou o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
“É uma manhã para celebrar e para ser lembrada, em relação a tudo o que desenvolvemos quanto ao ensino especial na nossa escola. Trabalhamos para que nossos alunos se sintam incluídos, respeitados e que possam desenvolver suas habilidades”, disse a coordenadora pedagógica, Egina Carli.
Alunos com transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual (DI), múltiplas deficiências, transtorno do déficit de atenção (TDAH) e outras especificidades participaram de brincadeiras, jogos, lanche, dança e um tour pelo Horto, proporcionando uma experiência enriquecedora.
A professora Francisca Janaina Souza explicou que a escolha do Horto visava proporcionar um contato mais próximo com a natureza, estimulando a empatia, o contato social e outras habilidades essenciais para o desenvolvimento dos alunos.
Jonas da Silva, estudante do nono ano, expressou sua animação durante o passeio dançando, se divertindo com colegas, professores e mediadores. Sua primeira visita ao Horto foi marcada por felicidade, prometendo retornar em futuras oportunidades.
A atividade visa oferecer uma alternativa ao ambiente escolar tradicional, proporcionando vivências diferenciadas. Estudantes do 6º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram ativamente, destacando a presença de todos os segmentos da escola.