Por Gledisson Albano
A escola São José, que fica em uma comunidade rural às margens do rio Juruá, realizou na noite de sábado, 3, a formatura de oito alunos do ensino médio. A cerimônia contou com a presença de pais, familiares, amigos, professores e representantes da Representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul (RSEE/CZS).
Os formandos expressaram sua gratidão, emoção e orgulho por terem concluído essa etapa importante de suas vidas, apesar das dificuldades e desafios enfrentados. Eles também homenagearam os pais, que sempre os apoiaram e incentivaram, e os professores, que foram mais do que educadores, mas também conselheiros, amigos e exemplos.
A formanda Kalines Monteiro de Souza, em seu discurso, resumiu o sentimento dos colegas: “O bonito amor nos guiou durante essa longa jornada. Esta noite concluímos mais uma etapa, é mais uma das tantas vitórias que ainda estão por vir. Uma data especial que certamente ficará guardada em nossas memórias. Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Mas conseguimos chegar aqui e esse é o fruto de nossos esforços. Portanto, a palavra que nos define hoje é gratidão.”
A professora Lucimar Nunes de Oliveira, que leciona na escola, também se emocionou ao falar dos seus alunos: “Como vocês, me senti às vezes mais que professora, pois tiveram momentos em que fui e precisei ir além. Fiz papel de mãe, conselheira, psicóloga e tudo mais que um professor faz para ver todo o estudante em busca de um futuro melhor. Esta é, sem dúvida, uma noite especial para todos nós, em que se conclui uma importante e significativa etapa da vida de vocês. Foi lindo ver o crescimento de vocês. Dedicação em cada trabalho realizado. Por isso, acredito que a maior lição que tivemos foi a união e o respeito um pelo outro.”
O coordenador geral da RSEE/CZS, Aderlan Gomes, parabenizou os formandos e a equipe gestora da escola, destacando o esforço da secretaria em oferecer uma educação de qualidade para as comunidades rurais. Ele também ressaltou que os alunos estão deixando a rede estadual de ensino e podendo ingressar na rede federal, adquirindo novos conhecimentos. “Vocês venceram. Hoje eu posso dizer, assim, que esse grupo de alunos, formandos do ensino médio, irão ingressar, seja este ano ou no próximo, no ensino superior. Vocês estão deixando a rede estadual de ensino e adentrarão numa rede federal, adquirindo novos conhecimentos.”
A escola São José atende alunos do ensino fundamental ao médio, em uma comunidade rural que fica a cerca de duas horas de barco da ponte do Rio Liberdade, na BR364, em Cruzeiro do Sul.