Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 21:03

Escola Comandante Brás de Aguiar realiza projeto sobre consciência negra em Cruzeiro do Sul

Compartilhe

Por Gledisson Albano

A atividade envolveu os alunos do ensino fundamental, que participaram de diversas ações, como estudo sobre a época da escravidão, desfile, amostragem de comidas típicas, realização de poemas e redações.

A Escola Comandante Brás de Aguiar, localizada em Cruzeiro do Sul, realizou nesta sexta-feira (01) um projeto sobre a consciência negra, com o objetivo de resgatar a história e a cultura dos afrodescendentes e combater o racismo e a discriminação na sociedade. A atividade envolveu os alunos do ensino fundamental, que participaram de diversas ações, como estudo sobre a época da escravidão, desfile, amostragem de comidas típicas, realização de poemas e redações sobre o tema.

A gestora da escola, Maria Rossilene Gomes Rodrigues, explicou que o projeto é uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer o passado e valorizar a diversidade. Ela disse que a escola busca desenvolver uma educação diferenciada, que estimule a participação e o envolvimento dos estudantes. “A vida do ser humano não depende só do hoje, depende do passado também, é um conjunto. E conscientizar os nossos alunos de tudo que aconteceu e que acontece até hoje. Você vê. Nós percebemos que hoje, apesar de todo esse cuidado na escola que a gente tenta ter, ainda existe, sim, discriminação. Não só a discriminação racial, inúmeras discriminações. E isso é importante que nós possamos conscientizar os nossos alunos que somos iguais”, afirmou.

Uma das alunas que participou do projeto foi Milena Maely, de 13 anos, que cursa o oitavo ano. Ela fez uma pintura representando as africanas e o seu sofrimento. Ela disse que o projeto foi importante para aprender mais sobre a história e a cultura dos negros e para combater o racismo. “É para conscientizar, para não ter esse racismo e essas coisas. Porque são muito importantes essa conscientização nesse dia tão especial”, disse.

O projeto sobre a consciência negra faz parte do calendário escolar da Escola Comandante Brás de Aguiar, que realiza outras atividades pedagógicas ao longo do ano.