Por Ana Paula Xavier
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou um treinamento para a equipe de suporte do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Durante toda a manhã, os profissionais trocaram experiências, aprenderam como utilizar as ferramentas tecnológicas, para que os atendimentos à população sejam efetuados de forma mais rápida. A atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11, em Cruzeiro do Sul.
O coordenador do CICCE em exercício, tenente da Polícia Militar Francisco Fonseca, responsável pelo treinamento, destaca que esse nivelamento é importante para que as equipes de segurança atuem de forma mais eficiente.
“A partir do momento em que eles aprendem a utilizar as ferramentas que dão suporte ao policial de rua, facilita bastante o serviço de segurança pública, principalmente o serviço de radiopatrulha, porque o meu objetivo aqui é justamente nivelar com as equipes do CICCE, da análise criminal e da inteligência, para que elas possam, então, não só extrair informações ou relatórios analíticos para repassar para os comandos, para as tomadas de decisões durante as operações. Então, o objetivo é esse: torná-los independentes, de maneira que eles entendam bastante das ferramentas disponíveis”, disse.
Para a sargento Paula Vale, o treinamento é fundamental para melhorar o desempenho das atividades. “É muito importante, porque é uma área em que nós não temos conhecimento. Quando entramos na polícia, não temos conhecimento dessas ferramentas,. No nosso curso somos treinados para atuar nas ruas, mas essas ferramentas são fundamentais para o nosso trabalho”, destacou.
Em 2022, antes da inauguração do CICCE no Juruá, outra capacitação foi feita. O coordenador disse, ainda, que existe a previsão de uma nova capacitação ainda no primeiro semestre de 2024, com representantes de todas as forças de segurança. “Estamos organizando um novo alinhamento para o mês de junho”, concluiu.