Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 05:00

Enchente na região do Juruá afeta indígenas com situação mais crítica nas aldeias Apiwtxa e Huni Kui

Compartilhe
A situação na região do Juruá é de extrema urgência, com comunidades indígenas enfrentando enchentes devastadoras devido a um período prolongado de chuvas intensas. O rio Juruá e seus afluentes, como os rios Amônia, Tejo e Breu estão em níveis críticos, forçando o deslocamento de pessoas e a mobilização de recursos de emergência.

A situação mais crítica está na Aldeia Apiwtxa, na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. Famílias já foram acolhidas em outras áreas mais seguras e roçados atingidos. No Jordão, muitas comunidades Huni Kui estão extremamente atingidos.

Com isso, a Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), em suas redes sociais, está convocando o apoio urgente e coordenada com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Distrito Sanitário Especial Indígena e a Secretaria do Estado de Povos Indígenas do Acre (SEPI) com o objetivo de obter apoio efetivo no monitoramento das enchentes, avaliação dos danos e na implementação de medidas de assistência às comunidades afetadas.

A Opirj enfatiza a importância dessa colaboração interinstitucional para enfrentar a crise das enchentes. Reforçamos esse pedido para que possamos trabalhar em união, de forma coordenada e otimizando os esforços.

Fonte: vozdonorte