Empreendedores de Cruzeiro do Sul constroem rebocador

Compartilhe
Rebocador(Foto: Onofre Brito)
Rebocador(Foto: Onofre Brito)

O grupo da Cooperativa de Produtores de Barcos e Canoas do Juruá (Cooperbajolas) está construindo um barco rebocador.  O trabalho está sendo desenvolvido pelos empreendedores no Polo Naval, localizado em Cruzeiro do Sul.

Com capacidade para 500 toneladas, é o primeiro rebocador construído no Acre. Esse tipo de embarcação é projetado para empurrar, puxar e realizar manobras de atracação e desatracação, apoio que faz diferença no fluxo dos portos.

Gontran(Foto: Onofre Brito)
Gontran(Foto: Onofre Brito)

O trabalho foi iniciado em julho deste ano e deve ser concluído em dezembro. “A construção de uma peça dessa magnitude demonstra a habilidade local dos profissionais”, destaca o coordenador regional da Sedens no Juruá, Gontran Freitas. “Produzindo aqui, não é preciso importar.”

Jose pereira da costa(Foto: Onofre Brito)
Jose pereira da costa(Foto: Onofre Brito)

Jose pereira da costa, carpinteiro naval e projetista , afirma que a construção deste barco é motivo de muito orgulho pra todos que trabalham no polo, segundo ele outras encomendas virao, com isso gerando mais trabalho e renda pra classe; ele disse ainda que esse tipo de embarcação torna as viagens em nossos rios mais seguras.

Diocesse Goncalves da silva(Foto: Onofre Brito)
Diocesse Goncalves da silva(Foto: Onofre Brito)

O empresários do ramos de transportes fluviais Diocesse Goncalves da silva, que faz transportes de cargas e passageiros para diversas cidades do alto e baixo jurua, e que fez a encomenda do barco em construção, explicou que os barcos que dispõem atualmente são projetados para viajar apenas na época de seca dos rios da região e funcionam apenas com um motor , dai a necessidade de termos uma embarcação adaptada e em condições seguras de viajar na época das grandes cheias ; ele aproveitou para elogiar o trabalho dos profissionais do polo e agradecer ao governo do estado pela feliz ideia de construí-lo .

Com participação

Miriane Teles e Nonato Costa