Por Jairo Carioca
A Embaixada do Brasil no Peru e os governos do Acre e Rondônia abriram a missão comercial de empresas brasileiras na Expoalimentaria, em Lima, no Peru. O encontro contou com a presença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa-Sul), da Cosco Shipping, de redes de supermercados peruanas e da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
O Estado do Acre foi representado pela Agência de Negócios (Ageac) e pelas secretarias de de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), da Fazenda (Sefaz), de Agricultura (Seagri) e de Planejamento (Seplan), além da Assembleia Legislativa. Já o setor produtivo do estado enviou representantes das federações das Indústrias do Acre (Fieac), de Agricultura e Pecuária (Faeac) e do Comércio (Fecomércio), bem como do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento e do Sebrae.
Ao dar boas-vindas às autoridades políticas e empresários, o embaixador do Brasil no Peru, Clemente Soares, afirmou que o governo brasileiro trabalha para dar total apoio ao setor produtivo nas relações comerciais entre Brasil e Peru. “Vocês estão em casa, que tenhamos boas prospecções de negócios nesta feira”, afirmou.
O secretário executivo do Mapa, Irajá Lacerda, reafirmou os compromissos do governo federal com as zonas fronteiriças. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembrou o trabalho feito a muitas mãos para a construção da Rodovia Interoceânica, afirmando que a integração com o Peru “não é mais sonho, é realidade. A missão do Acre é muito importante, toda saída de produtos vindos do Peru ou saindo de Mato Grosso e Rondônia vão passar pelo nosso estado, que passa a ter ação estratégica com esse fluxo do comércio exterior”.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o trabalho conjunto feito pelos estados, unindo esforços para que os povos sejam beneficiados pelas exportações e importações prospectadas. Lembrou também que Acre e Rondônia se uniram para erradicar a vacinação cotra aftosa. “Tenho certeza de que esse novo desafio vai gerar bons resultados, por isso estou aqui, junto aos empresários”, ressaltou Rocha.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, ao agradecer a presença de todos, lembrou que essa missão comercial no Peru foi comandada pelo governador Gladson Cameli. “O governador tem feito uma gestão de integração e de fortalecimento do setor produtivo. Graças a ele estamos aqui, apresentando o que o estado produz para exportação, e prospectando a importação de produtos para o fortalecimento dessa relação bilateral”, disse.
A presidente da Ageac, Waleska Bezerra, falou da expectativa em torno da prospecção de negócios que serão firmados durante a feira: “O setor produtivo do Acre ganha com essa ampliação de mercado. Gerar emprego e renda é um compromisso do governador Gladson Cameli com o povo do estado”.
Em nome do governo do Estado, a delegação acreana fez homenagens ao embaixador Clemente Soares e à Embaixada do Brasil no Peru. O senador Sérgio Petecão representou o Senado Federal. O deputado Luiz Gonzaga representou a Aleac.