Por Assessoria de Comunicação
Como o objetivo de atender crianças e adolescentes, entre 12 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, foi realizada a abertura do projeto SUAT (Seja um Adolescente de Triunfo), na tarde desta segunda-feira, 03, na escola Maria Lima, Bairro Cobal. Esse é o segundo ano da realização das atividades.
O projeto atende 100 crianças e adolescentes de 12 a 15 anos. O autônomo Raimundo Ferreira da Costa, de 59 anos, é pai de 17 filhos, dois participam do projeto desde o ano passado, ele conta dos bons resultados que o SUAT vem apresentando na vida dos filhos. “Educar 17 filhos nesse mundo não está fácil. E esse projeto é uma ajuda. Nesse primeiro ano que meus filhos estão participando já notei que eles melhoraram nas notas e até no comportamento em casa”, contou o autônomo.
Muriel Souza Lima, de 14 anos, é um dos alunos do SUAT, participando desde a primeira turma disse que o projeto deixa lições para a vida e que a cada dia ganha mais gosto pelas atividades. “Eu amo estar aqui, eu amo fazer parte do projeto SUAT. Eu posso afirmar que as lições que eu aprendi aqui já mudou muito a minha vida. O projeto ensina muito, mostra como se comportar na sociedade e respeitar o próximo”, enfatizou o estudante.
A matriz curricular do projeto é composta por quatro áreas estratégicas de ensino, sendo elas a de Defesa Civil e Prevenção, de Formação Ética e Cidadã, de Desporto e de Generalidades, cujas disciplinas visam o repasse de conhecimentos imprescindíveis às jovens e aos adolescentes que se encontram em processo de formação cidadã.
O projeto executado em Cruzeiro do Sul é coordenado pelo capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Sandson Ferreira. O SUAT visa reduzir a cooptação de jovens e adolescentes pelo crime; reduzir o número de jovens e adolescentes se envolvendo em atos ilícitos; diminuir a taxa de reprovação e evasão escolar. “Nós queremos dar uma perspectiva de vida melhor para essas crianças que vivem nessa região da cidade”, comentou o coordenador.
As ações acontecem por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Ruth Bernardino representante da SEE na cidade disse que a parceria vem dando cerco e que os bons frutos já estão sendo colhidos. “Nós já vemos através de depoimentos de alunos, de pais e da própria escola, o quanto o projeto já está influenciando positivamente a vida desses alunos, desses adolescentes. E é isso que nós queremos, parceira que venham para ajudar, para colaborar com o aprendizado do aluno, com o relacionamento em família”, acrescentou Ruth Bernadinho.