Por Juliana Queiroz
Com o propósito de ampliar a qualificação e geração de emprego e renda, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 21, na Igreja Católica São Lucas, localizada na comunidade Cidade do Povo.
O encontro entre os gestores tratou sobre cursos de qualificação que serão voltados para a população local, com foco em possíveis contratações. A iniciativa ocorre pela Seurb, para contribuir na mão de obra da construção de casas habitacionais. O titular da pasta Egleuson Santiago, destaca que a ação tem a finalidade de aproximar a população, qualificar e gerar emprego e renda às famílias.
“Isso é uma demonstração que o planejamento do governo está dando certo, as obras estão acontecendo. Estamos fazendo essas parcerias com várias instituições para trazer a comunidade para perto e qualificar a mão de obra. Nossa previsão é que semana que vem iniciem os cursos”, afirma o secretário.
Os cursos de qualificação profissional são fundamentais para a geração de emprego e renda. Eles oferecem aos participantes a oportunidade de adquirir ou aperfeiçoar habilidades específicas, alinhando-os às demandas do mercado de trabalho atual.
Rosana Espíndola, coordenadora técnica de educação do Instituto Senai de Tecnologia, unidade do Distrito Industrial, explica que o momento é de mobilização para o fechamento das matrículas. A proposta inicial é qualificar uma média de 280 moradores nos cursos na área da construção civil.
“Essa parceria prevê que os cursos sejam realizados na própria comunidade, para facilitar o acesso, e que possivelmente eles estejam aptos para serem contratados para o projeto do Estado de construção das moradias”, pontua.
Missionário Carlos Henrique Sá realiza trabalho social desde 2016 na Cidade do Povo. Presente na reunião estratégica, ele enfatizou sobre a importância e oportunidade para a sociedade se profissionalizar.
“Às vezes a comunidade não tem a oportunidade nem de se qualificar. Muitos não têm nem condições de sair da comunidade para se matricular em um curso de aprimoramento e aprendizagem, e quando eles têm essa chance, abraçam e correspondem. São essas oportunidades que queremos proporcionar para a comunidade, um meio de independência financeira e sustento que gera esperança de dias melhores”, comenta.
“O principal ponto é qualificar os moradores, e agora eles têm uma chance de se profissionalizar e trabalhar. Assim, o desemprego na Cidade do Povo vai diminuindo, e as famílias vão garantindo o pão de cada dia”, reforça o padre Mássimo Lombardi.
Após o fechamento da reunião ficou pactuado um próximo encontro entre as secretarias envolvidas para o dia 26 deste mês, quando será alinhado o cronograma de início das matrículas.
Fonte agencia.ac.gov.br