Por Aline Querolaine
O Carnaval não é apenas um feriado propício para viajar, esquecer os problemas, livrar-se do estresse do trabalho e das responsabilidades do cotidiano. O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país no restante do ano.
Em virtude disso, o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul organizaram cinco noites da festa momesca que teve seu nome em homenagem ao Magid Almeida (in memorian), um grande entusiasta das tradicionais festas carnavalescas no Juruá nos anos 1980.
Estima-se que cerca de dez mil foliões estiveram presentes na praça Orleir Cameli nesta última noite.
A segurança do local foi reforçada, com policiais espalhados em pontos estratégicos, garantindo aos foliões tranquilidade para aproveitarem a festa.
O início da festa, às 19h, contou com o baile infantil, momento oportuno para as crianças se divertirem. Em seguida, bandas de artistas da região agitaram a noite até as 3h da manhã.
O que disseram
“A emoção é grande, meu pai realizou muitos carnavais, agradeço ao governo e ao prefeito por essa homenagem”. Aslan Almeida, filho do homenageado.
“Fizemos um planejamento estratégico, reforçando nossa segurança para assegurar mais comodidade e tranquilidade aos foliões presentes aqui nas cinco noites”. Comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, Edvan Rogério.
“Toda a festa está perfeitamente organizada, agradeço ao governo e prefeitura por proporcionarem esse momento de alegria e descontração para nossas crianças”. Alana Almeida, mãe do pequeno folião Arthur.
“Que alegria poder dançar e brincar com as outras crianças, a festa está muito linda”. Maria Ísis, foliã mirim.
“Esse é um momento de alegria, alto astral, agradeço o poder público por oferecer espaço para nós artistas da região”. Vanete Lima, artista.
“O carnaval está sendo uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, esperamos vender mais nessa última noite”. Thaline Rebouças, empreendedora.
“Esse é sem dúvida, o melhor carnaval de todos os tempos, já frequento carnavais há mais de 25 anos, comecei pelo Club Magid, Samambaia e todos os anos estou presente, o governo e a prefeitura foram assertivos nesta edição”. Mariano Souza, folião.