Por Gledisson Albano
O objetivo principal é preparar os educadores para lidar com as diversas realidades enfrentadas pelos alunos dessas localidades.
A representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul (RSEE – CZS) deu início à primeira jornada pedagógica destinada aos professores da rede estadual de ensino da zona rural. O evento, que ocorre no auditório da RSEE-CZS, no bairro Aeroporto Velho, tem como objetivo principal preparar os educadores para lidar com as diversas realidades enfrentadas pelos alunos dessas localidades.
Jair Bezerra, um dos professores participantes, lotado na escola São Raimundo, no rio Liberdade, destacou a importância da iniciativa: “A formação é essencial para que possamos chegar nas comunidades rurais aptos a transmitir um ensino de qualidade, padronizado e adaptado às diferentes realidades dos alunos, desde a maneira de chegar à escola até o percurso de suas casas.”
Elane Braga, coordenadora da educação do campo no núcleo de Cruzeiro do Sul, explicou que a jornada pedagógica, com duração de três dias, focará no tema “leitura e escrita em todas as disciplinas”. Além disso, haverá um alinhamento de transporte, gestão e ensino para garantir um ano letivo eficaz e de qualidade em 2024.
“A nossa meta é assegurar que, independentemente da distância, todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, com metodologias e estratégias diversificadas, incluindo o uso de tecnologia, que também é levada para a zona rural”, afirmou Elane.
A jornada pedagógica é um passo significativo para a educação no Acre, promovendo igualdade de ensino entre as zonas urbana e rural e capacitando os professores para enfrentarem os desafios do ensino em comunidades distantes. Com a participação de 100 professores, abrangendo desde os anos iniciais até o ensino médio e equipes gestoras, a RSEE – CZS reafirma seu compromisso com a educação de qualidade para todos.