Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 13:08

Em Cruzeiro do Sul, Projeto Amigos do Meio Ambiente transforma Colégio Militar Dom Pedro II em modelo sustentável

Compartilhe

Por Gledisson Albano

O projeto é coordenado pela professora Eliane Neres, que leciona nas Rotas de Humanas com Linguagens e Humanas com Ciências da Natureza.

O Colégio Militar Dom Pedro II, Unidade Cruzeiro do Sul, está se destacando com o projeto Amigos do Meio Ambiente, uma iniciativa que tem como objetivo promover a educação ambiental entre os alunos. O projeto é coordenado pela professora Eliane Neres, que leciona nas Rotas de Humanas com Linguagens e Humanas com Ciências da Natureza.

“Começamos o projeto a partir de diversas temáticas ambientais presentes nas nossas rotas curriculares”, explica a professora Eliane. “Com o apoio do nosso assessor Rodrigo, do Instituto UNGO, identificamos materiais ricos e decidimos projetar essa iniciativa. Nós, professoras Maria Evelyn, Daiane e eu, integramos esses conteúdos em sala de aula, que se materializaram no projeto.”

O projeto envolveu os alunos em atividades práticas, como a produção de painéis com tampinhas de garrafas e a reciclagem de diversos materiais. Eles participaram de palestras e oficinas oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e a prefeitura local, que foram fundamentais para a aquisição de conhecimento sobre a preservação ambiental. Eliane destaca a contribuição de Linete e Ygoor, da Secretaria de Meio Ambiente, e do Instituto Fronteira, que colaboraram em um trabalho sobre transição energética.

A parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na pessoa do João, trouxe ainda mais recursos para enriquecer as aulas. “Os alunos adquiriram muito conhecimento, que agora estão compartilhando com os estudantes da Escola Maria Lima”, diz Eliane. “A diretora Eliane Lopes nos recebeu muito bem, e os nossos alunos estão agora atuando como multiplicadores desse conhecimento.”

Uma cartilha intitulada Amigos do Meio Ambiente foi produzida pelos alunos, abordando todos os conhecimentos adquiridos e a importância do cuidado com o meio ambiente. O projeto culminou com a implementação de práticas sustentáveis no colégio, como a coleta seletiva de resíduos, em parceria com a COOPSUL, e a organização de uma horta para aproveitamento do lixo orgânico.

“O Colégio Militar Dom Pedro II agora se tornará uma escola sustentável, dando destino correto a todos os resíduos produzidos”, conclui a professora Eliane. “Essa consciência ambiental adquirida pelos alunos é um passo importante para um futuro mais sustentável.”