O deputado Nicolau Junior (PP) pediu hoje (19) pela manhã, em Cruzeiro do Sul, ajuda dos governos municipal, estadual e federal para evitar o fechamento da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE). A instituição que atende 450 alunos pode ficar sem recursos até para o pagamento da energia.
“O momento é de união de todas as federações: município, estado e união para evitar que essa importante instituição feche as portas” alertou o deputado.
Nicolau visitou a APAE em Cruzeiro do Sul e conheceu de perto as atividades desenvolvidas pelos alunos através do projeto “oficina de qualificação profissional da APAE” que é financiado pela Petrobras.
“Pelo que nos foi demonstrado aqui, essa oficina prepara o aluno para o mercado de trabalho e ainda incentiva o cooperativismo através das famílias. Temos que fazer um esforço para que essa ação não deixe de acontecer” acrescentou Nicolau.
Assim como o programa de qualificação outro projeto recebe financiamento da Petrobras: o “APAE em Ação – Fase II”. Mas, segundo Karen Carvalho, coordenadora dos projetos sociais da instituição, os dois estão em fase final de contrato. Juntos os patrocínios possibilitaram recursos na ordem de R$ 1,6 milhão executados em dois anos.
“Com esses recursos a APAE pagou profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, energia, internet e realizou ainda, a busca ativa nas comunidades vizinhas como as Vilas São Pedro e Santa Rosa” explicou Karen Carvalho.
O deputado Nicolau Junior vai indicar ao governo do estado que assuma o pagamento dos psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Ele também vai acionar a bancada do PP em Brasília para tentar renovar os patrocínios junto à Petrobras.
“O estado está representado aqui pelo sub-secretário Moisés Diniz. Semana que vem vou fazer uma visita à vice-governadora, Nazaré Araújo e ao secretário de educação. Vou levar esse assunto também à Brasília, pedir ajuda da bancada federal e dos nossos senadores. Nesse momento todo o esforço é válido para não deixar essa instituição fechar” concluiu.