A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e ao Menor – DEAM, de Cruzeiro do Sul (AC), iniciou investigação para apurar o possível envolvimento de jovens e adolescentes do município na prática de rituais de magia negra. Nos rituais satânicos, conforme informações preliminares, eles chegam a violar sepulturas e incentivar menores de idade, principalmente meninas, a fazer o autoflagelo e a praticarem suicídio. As investigações iniciaram após denúncia do desaparecimento de uma adolescente de 13 anos, que teria ocorrido durante a madrugada da última terça-feira, 06.
O Conselho Tutelar, que auxilia nos trabalhos de investigação, já fez o acompanhamento de duas jovens que teriam tentado atentado contra a própria vida durante esses rituais. Segundo informações prestadas pela presidente do Conselho Tutelar da cidade, Jaicileia Gouvêia, a menina saiu de casa e deixou um bilhete para os pais informando que seria sacrificada em um ritual para proteger a família. A menor foi encontrada com cortes em seu corpo, na casa do principal suspeito de liderar os rituais de magia negra.
O jovem, Erisson Lima Ferreira, 21, foi preso pela Polícia Militar e conduzido para a DEAM. Ele é suspeito de ser um dos recrutadores dessas adolescentes e incentivador de suicídio e violação de sepulturas.
“E importante que os pais fiquem atentos, ao comportamento e em especial às redes sociais de seus filhos, onde geralmente os encontros são marcados. Sabemos que no Brasil você pode adorar a quem você quiser e seguir as seitas que quiser, mas infelizmente está seita satânica está chegando aqui em Cruzeiro do Sul. O objetivo deles é destrutivo, diabólico e invoca diretamente a satanás. Os discípulos dessa seita focam adolescentes do sexo feminino, fragilizadas e vulneráveis emocionalmente”, aconselhou.
A delegada responsável pelas investigações, Carla Ívane de Britto, informou que está sendo apurada a ocorrência de estupro de vulnerável, por se tratar de uma menor de 14 anos. O suspeito, a vítima e outras pessoas identificadas como participantes do ritual estão sendo ouvidas.
“Esse é uma caso abstruso, que tem a participação de um grupo de pessoas organizadas, realizando o recrutamento de menores, na maioria estudantes do sexo feminino, na faixa etária de 11 aos 14 anos, em conflitos com a família, para fazerem parte de rituais de automutilação, como também induzindo-as ao suicídio”, explicou Carla.
A delegada destacou ainda que os integrantes da seita costumam entrar nos cemitérios de Cruzeiro do Sul durante a madrugada, ocasião em que aproveitam para fazem os rituais com restos mortais. Segundo Ívane, os autores dos crimes de violação de sepulturas e indução ao suicídio, que é agravado pelo fato de as vítimas serem menores de idade, podem pegar até três anos de prisão.
“Além de induzir ao suicídio, automutilação e realizar orações satânicas, também realizam visitas noturnas e nas madrugadas aos cemitérios da cidade, violando as sepulturas e realizando rituais com os restos mortais de pessoas que foram ali sepultadas”, diz.
A mãe do Jovem acusado, Euzilene Andrade, 37, surpresa com as acusações, disse desconhecer os crimes imputados ao filho. “Meu filho tem amigos e conhece pessoas que tem essa prática de se cortar, mas ele não faz parte e nem é o chefe dessa tal seita de magia negra. Eu garanto que isso não é verdade! Apesar dele ter um estilo diferente, cabelos compridos e usar alargador na orelha, não se pode ser condenado pela aparência. Não devemos julgar um livro pela capa”, disse a mãe.