Por Eliel Mesquita
“Os estudos visam definir áreas que receberão futuras construções de unidades habitacionais, que diminuirão o déficit de mais de duas mil famílias na região”. A afirmação foi feita na manhã deste sábado, 13, pelo titular da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), Egleuson Santiago, durante visita a propriedades particulares e dos governos estadual e federal, localizadas em Cruzeiro do Sul.
O histórico investimento, que em 2024 beneficiará a segunda maior e mais populosa cidade acreana com a construção de 100 casas populares, por meio do programa do governo Federal Minha Casa, Minha Vida, é fruto da boa relação entre os poderes executivo Estadual, Federal e Municipal. Com a realização de estudos e a destinação de apoio técnico, o Estado tem sido atuante para que o sonho do lar próprio se concretize a milhares de famílias acreanas.
“O governador Gladson Cameli determinou que fossem antecipados os levantamentos para que quando abrir as inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Acre seja contemplado. A meta do programa é beneficiar os acreanos com mil casas todos os anos. Além disso, a política de Regularização Fundiária, que tem sido umas das marcas da gestão atual, tem sido fundamental, pois é um dos requisitos exigidos durante a inscrição no programa do governo federal”, ratificou Egleusson Santiago.
A garantia de um lugar seguro para morar também dá acesso a direitos fundamentais, como saneamento básico, água potável e infraestrutura, e ao cidadão acreano possibilita melhor desenvolvimento social, cultural e intelectual, tornando-os preparados para melhor atuarem na sociedade.
Fonte agencia.ac.gov.br