Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 23:25

Em Cruzeiro do Sul, escolas da rede estadual de ensino recebem laboratórios de estudo

Compartilhe

Em Cruzeiro do Sul, as escolas da rede estadual de ensino estão recebendo laboratórios de estudo aplicado, marcando um importante avanço na melhoria da educação. As dez escolas de ensino médio, localizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural, estão sendo contempladas com esses laboratórios.

Essa iniciativa abrange todas as escolas públicas de ensino médio de Cruzeiro do Sul, e os laboratórios já foram entregues, encontrando-se na fase de montagem e instalação. Essa ação é resultado dos investimentos realizados pelo governo estadual por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizado nas escolas.

Os laboratórios fornecidos incluem equipamentos essenciais nas disciplinas de química, física, matemática, biologia e informática. Entre os itens distribuídos estão microscópios, destiladores, estufas, modelos anatômicos do corpo humano, vidrarias, reagentes, conjuntos de magnetismo e equipamentos para auxiliar nas aulas de programação e estudo de física.

Rodrigo Gomes, técnico da SEE e membro da equipe responsável pela montagem dos equipamentos, destacou os altos investimentos realizados pelo governo estadual na aquisição desses laboratórios: “O governador Gladson Cameli, por meio da Secretaria de Educação, vem promovendo um grande esforço para fornecer os recursos necessários que irão beneficiar todas as escolas do estado. 100% das escolas do estado serão contempladas com esses kits.”

A importância desses laboratórios equipados vai além da simples disponibilidade de equipamentos. Valcemir Fernandes, professor de física na Escola Flodoardo Cabral, ressalta que, por muito tempo, as aulas nessa disciplina eram limitadas e monótonas. Ele afirma: “As aulas se resumiam à teoria ou à improvisação com equipamentos de baixo custo ou experimentos simples, mas hoje a realidade é outra. Agora temos equipamentos de ponta que trarão uma nova dinâmica ao ensino de física.”

Para Shate Oliveira, professora de biologia, essa nova realidade terá um impacto direto no desempenho dos estudantes, que agora poderão colocar a mão na massa. Ela destaca: “A maioria dos alunos nunca teve a oportunidade de utilizar um microscópio ou vivenciar muitas das experiências que um laboratório de biologia oferece. Agora, tudo que eles estão vivenciando é novo, e isso vai contribuir significativamente para o aprendizado.”

Algumas escolas da zona urbana, como Dom Henrique Ruth, Flodoardo Cabral e Colégio Militar Dom Pedro II, já possuem seus laboratórios montados e em pleno funcionamento. As demais escolas da zona rural terão seus laboratórios instalados no decorrer da semana. A escola indígena Tamãkãyã, localizada na terra katukina, na BR-364, também já recebeu os equipamentos. Vale ressaltar que a rede de ensino também conta com laboratórios móveis, que percorrerão as escolas de ensino fundamental.

Fonte 24 horas