Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 09:14

Em Brasília, Governo do Acre discute avanços na Educação Especial

Compartilhe

Por

Sob orientação do governador Gladson Cameli, a Educação Especial, voltada para alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação é uma modalidade prioritária para o governo do Acre. Compartilhando as experiências do estado no assunto, o secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, participou da IV Reunião Extraordinária do Conselho de Secretários de Educação (Consed) nesta terça-feira, 1º, em Brasília.

IV Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) ocorreu em Brasília e serviu como uma oportunidade de troca de experiências entre os gestores. Foto: Nany Araújo

Carvalho compartilhou a experiência vivida no estado com a implantação da Central de Referência em Educação Especial: “Em nossa Central se estabelece uma equipe multiprofissional, onde o aluno passa pelo menos duas vezes ao ano, e é desenhado para ele um projeto de vida específico, onde é determinado se aquele estudante tem a necessidade de um acompanhamento individualizado ou se vai ser acompanhado por uma sala de Atendimento Educacional Especializado”.

Secretário destacou a implantação da Central de Referência em Educação Especial. Foto: Nany Araújo

Na discussão, também foi abordado acerca do papel da comunidade escolar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da autonomia dos alunos da educação especial, em um trabalho conjunto com redes de assistência, como o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis por prover assistência social e atendimento psicólogo.

No evento, também foi discutido, junto a representantes de instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), acerca do papel da educação na construção de um futuro justo, de maneira sustentável e acessível.

Central de Referência

A Central de Referência em Educação Especial oferece atendimento multidisciplinar aos alunos das escolas públicas estaduais que necessitam de educação especial. Este serviço é destinado a estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades, superdotação, transtornos específicos de aprendizagem, TDAH e transtornos do processamento auditivo central.

A Central realiza avaliações, com ou sem laudo médico, conforme as legislações vigentes, para identificar dificuldades cognitivas, socioemocionais, comportamentais e de autonomia. Além disso, presta atendimento e orientação às famílias, auxiliando na compreensão e implementação do Projeto de Vida de cada aluno.

Fonte agencia.ac.gov.br